A certificação ambiental de marinas, com a finalidade de garantir a adequação física e operacional de instalações do setor náutico e, ao mesmo tempo, promover o controle da poluição e a incorporação de boas práticas de gestão dos recursos da natureza, passará a ser fornecida pela Fundação Vanzolini a partir do próximo ano.
Com a essa finalidade, a fundação, com o apoio da Agência Ambiental de Ubatuba, da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, realizou nos dias 29 e 30 de novembro, no Iate Clube Barra do Una – ICBU, em São Sebastião, mais uma etapa do programa de treinamento de auditores, previsto no Módulo Certificação Ambiental, do Projeto Marinas.

As atividades foram desenvolvidas sob a coordenação técnica de um auditor chefe da Fundação Vanzolini e do gerente da Agência Ambiental de Ubatuba, João Carlos Milanelli, coordenador do Projeto Marinas.

No primeiro dia, foi apresentada aos futuros auditores a versão final do Referencial Técnico da Vanzolini / Projeto Marinas, na qual constam todos os aspectos técnicos, operacionais e administrativos necessários para a certificação ambiental. No segundo dia, foi realizada auditoria-piloto nas dependências do ICBU. Nesse exercício, foi possível aperfeiçoar os conhecimentos práticos adquiridos pelos auditores em três etapas de treinamento específico na gestão e controle de poluição de instalações náuticas.

Segundo Milanelli, o Projeto Marinas tem, além de garantir a gestão adequada de atividades ligadas ao setor náutico, o objetivo de implantar uma política de parceria entre os órgãos gestores de meio ambiente e esse segmento. As empresas adequadas aos critérios de controle de poluição e de boas práticas ambientais do projeto poderão solicitar, de forma voluntária, a sua certificação ambiental pela Fundação Vanzolini, a qual é acreditada internacionalmente.
A direção do ICBU, que ofereceu todo o apoio para a realização do treinamento, é parceira antiga do Projeto Marinas e tem priorizado o enquadramento de suas instalações e atividades nos padrões de excelência ambiental estabelecidos pelo projeto. O clube, finalizando as adequações necessárias, está se preparando para solicitar a sua certificação.

O gerente da CETESB salienta que os auditores notaram o preparo dos funcionários do clube, que “demonstraram grande conhecimento da interface ambiental das atividades náuticas e, principalmente, internalizando conceitos de qualidade de boas práticas, incorporados por meio da participação em oficinas e cursos oferecidos pelo Projeto Marinas”.

O Modulo Certificação Ambiental passará agora pelos ajustes finais na Fundação Vanzolini para que o procedimento seja formalmente adotado, já em 2011. Só poderão avançar no processo de certificação as empresas que comprovarem pleno atendimento às exigências técnicas do Projeto Marinas para controle de poluição, junto à CETESB.

Com o apoio do Ministério Publico, Comitê de Bacias Hidrográficas, Banco do Brasil, ONGs e prefeituras no Litoral Norte, entres outras instituições, o Projeto Marinas abrange também a Baixada Santista e o Litoral Sul de São Paulo, onde a certificação ambiental será adotada futuramente.

Milanelli afirma que os resultados das ações do projeto “já estão claramente evidentes nas áreas onde as empresas já avançaram na implantação de ações de controle de poluição”. Como exemplos, aponta marinas em Ubatuba, especialmente na Tabatinga, Enseada e Saco da Ribeira, e em Ilhabela, onde a maioria das empresas já estão em fase final de adequação. “Nessas áreas já se observa a melhoria nas condições ambientais nos corpos água”, finaliza.

Texto e Fotos
João Carlos Milanelli / Agência Ambiental de Ubatuba