“Creio na justiça, na palavra, na democracia, no parlamento, na liberdade, na honra e, acima de tudo, no povo, e por essa última razão, só posso acreditar em desenvolvimento econômico que seja pensado a serviço das próximas gerações e que só pode ser obtido de modo ambientalmente sustentável”. Com estas palavras, entre outras, Bruno Covas assumiu, em 04.01.2011, o cargo de secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, no bairro de Pinheiros, na Capital.

O ex-secretário Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo transmitiu o cargo para o novo titular da pasta, diante de um auditório lotado por autoridades estaduais e municipais, familiares e amigos de Bruno Covas, além de funcionários da SMA. Depois da apresentação, por Ubiratan, de um resumo das ações realizadas pela gestão anterior, nos últimos quatro anos, Bruno Covas fez questão de agradecer ao governador Geraldo Alckmin, pelo convite para assumir a pasta, ressaltando seu caráter irrecusável, “primeiro por permitir-me participar de um governo em que acredito e confio” e, ainda, por colocá-lo diante do desafio de, junto com os funcionários da SMA, dar a resposta “da melhor qualidade possível” às questões ligadas às políticas e ações voltadas aos problemas ambientais e ao desenvolvimento sustentado.

Além de lembrar a importância dos trabalhos efetivados pelos seus antecessores e resgatar alguns marcos da história ambiental no mundo e no Brasil, Covas fez referências à sua própria trajetória pessoal de vida pública, e enfatizou algumas características pessoais, como a juventude, para ressaltar sua disposição para vencer os desafios, e a coragem para inovar, entre outras qualidades que julga necessárias ao cargo que assume. “É do meu profundo desejo que esta Secretaria fervilhe em idéias porque certamente as melhores delas vingarão”, afirmou.

O novo secretário destacou, ainda, sua determinação para dialogar com o Parlamento paulista, as prefeituras, as ONGs e os setores produtivos, entre outros, e frisou a importância e ineditismo de algumas iniciativas do Executivo e do Legislativo estaduais, em especial a aprovação da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Ao final, fez também questão de agradecer pela expressiva votação obtida na última eleição. “Não poderia deixar de reconhecer a confiança de 239.150 paulistas que me reconduziram no último pleito ao Parlamento estadual”, disse, e concluiu: “Estejam certos que frente a esta pasta ofereço o mesmo empenho, que consistirá em toda a minha dedicação na solução dos desafios apresentados e com os quais nossos compromissos de vida pública agora se entrelaçam”.

Deputado atuante

Bruno Covas, 30 anos, é casado, pai de um filho. Advogado, formado pela USP, e economista, formado pela PUC-SP. É mestrando em Administração Pública pela FGV-SP. Professor de Direito Constitucional na ESAMC-Santos.

Eleito deputado estadual em 2006 com 122.312 votos, foi considerado o deputado mais atuante desta legislatura pelo Movimento Voto Consciente. Foi reeleito no último pleito com 239.150 votos, sendo o deputado mais votado do Estado de São Paulo.

Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no primeiro biênio (2007-2008) e relator do Orçamento do Estado por dois anos consecutivos (2009-2010).

Presidente estadual da Juventude do PSDB de 2004 a 2007, é o atual presidente nacional da Juventude Tucana.

Clique aqui para ouvir o discurso.

Texto
Mário Senaga
Fotografia
Pedro Calado