Especialistas do Setor de Operações de Emergência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB recepcionaram, em 15.03, um grupo de aproximadamente 30 bombeiros integrantes da Polícia Militar do Estado.

A atividade está inserida no curso “Atendimento de Emergência com Produtos Perigosos” promovido pela corporação. A CETESB foi a instituição escolhida para visita técnica, em função da sua ampla experiência no atendimento aos episódios envolvendo produtos perigosos.

O encontro contou com uma palestra, de aproximadamente duas horas, ministrada pelo engenheiro químico Alexandre Ferrante, momento onde os conhecimentos foram transmitidos, mas também se constituiu numa oportunidade para os participantes apreciarem as instalações do Setor de Operações de Emergência.

A visita incluiu o Centro de Controle de Desastre e Emergências Químicas, local onde as informações relativas aos acidentes são recebidas e interpretadas, com o conseqüente acionamento das equipes de atendimento emergencial.

Outro ponto alto da atividade, que motivou o interessado grupo, foi conhecer de perto as três viaturas que atuam no atendimento aos acidentes ambientais e os equipamentos especiais usados pelos técnicos do Setor, como os detectores de gases portáteis e as mantas absorventes de produtos químicos, entre outros.

Para Jorge Luiz Gouveia, gerente do Setor, a transferência de conhecimento e tecnologia é uma das competências mais nobres desenvolvidas pela Companhia. “Os técnicos da CETESB e os bombeiros são parceiros constantes em atividades envolvendo produtos perigosos. A visita de hoje só reforçou esta integração”, afirmou.

Segundo Alexandre, a visita teve como marca a importância dada aos aspectos operacionias de um atendimento emergencial. “A palestra não foi simplesmente um passar de conhecimento. Proporcionou um contato real com as situações de risco enfrentadas.”

Já, para o Tenente Nerval, do Corpo de Bombeiros, a “visita técnica, além de estreitar o relacionamento entre os grupos, aprimorou o conhecimento dos participantes.”

Ao final do encontro, o grupo foi recebido no Setor de Telemetria da CETESB, pela gerente Maria Lúcia Guardani, que explanou sobre a Qualidade do Ar no Estado. Para ilustrar o trabalho desenvolvido pela Companhia, no monitoramento do ar, Maria Lucia mostrou aos bombeiros a estação de Qualidade do Ar da CETESB em Pinheiros.

Texto – Cris Couto.