Técnicos da Agência Ambiental de São José dos Campos, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, atenderam, em 24.03, um acidente envolvendo vazamento de produto químico.

O fato ocorreu na altura do Km 158, da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro – São Paulo, quando um caminhão apresentou uma fissura no tanque, com capacidade de aproximadamente 30 metros cúbicos, que permitiu o vazamento de Cloreto Férrico.

O produto derramado, aproximadamente 3.000 litros, foi contido no próprio local, em área impermeabilizada. O Cloreto Férrico transportado foi fabricado pela empresa Suall Indústria e Comercio Ltda., localizada no município de Lavrinhas/São Paulo, e estava sendo encaminhado para a empresa Faxon Química Ltda., do Rio Grande do Sul, que é a proprietária do caminhão.

O resíduo gerado, em decorrência do vazamento, será levado para a empresa fabricante que deverá providenciar sua destinação final adequada. O Cloreto Férrico é utilizado como floculante em tratamento de efluentes líquidos industriais, esgotos etc.

A CETESB foi acionada pela concessionária Nova Dutra, por volta das 08h00. Participaram da operação, além dos técnicos da Agência Ambiental de São dos Campos, o Corpo de Bombeiros e funcionários da Suall.

Texto – Cris Couto