A convite do Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal – Sincobesp, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB participou, nos dias 30.03 e 31.03, do 10º Congresso e da 6ª Feira de Graxarias, que foram realizados no Centro de Exposições São Luís, na avenida Paulista, na capital.

Em meio a cerca de 70 estandes, distribuídos por uma área de 2 mil metros quadrados do centro de exposições, a CETESB montou seu espaço, onde exibiu vídeos institucionais, distribuiu publicações e prestou informações sobre as atividades da Companhia, como o monitoramento automático da qualidade do ar, os laboratórios de análises ambientais, os atendimentos de emergências químicas e as Câmaras Ambientais.

O setor de graxarias – fornecedor de matérias-primas para a indústria de ração animal, cosméticos, e produtos de higiene e limpeza, entre outros – movimenta perto de R$ 4 bilhões por ano, de acordo com o Sincobesp. O presidente do sindicato, Gustavo Razzo Neto, abriu o congresso, que teve como temas centrais “Qualidade com Sustentabilidade” e “Competitividade Internacional”.

A engenheira Maria Cristina Poli, gerente do Setor de Ar, Ruído e Vibrações, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da CETESB, também foi um dos destaques do evento, com sua palestra sobre “Gerenciamento e prevenção de emissões atmosféricas provenientes das atividades dos setores produtivos e afins”. A especialista fez uma ampla e didática explanação sobre o tema, abordando desde os conceitos básicos de poluentes atmosféricos e decretos específicos da legislação ambiental estadual, até a menção de equipamentos de controle de poluição do ar e planos de monitoramento das emissões atmosféricas, não deixando de passar pelo sistema de monitoramento automático de qualidade do ar da CETESB e o decreto estadual de áreas saturadas.

Texto:
Mário Senaga