No âmbito do Programa de Implementação de Gerenciamento de Áreas Contaminadas com Base no Risco – Programa PIA, da Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo da CETESB, foi promovido o curso “Groundwater Hydrology, Site Characterization Transport and Site Characterization”, de 28 a 30 de junho, com o Dr. Robert Cleary e o Dr. Bernard Kueper. O curso foi realizado no Campus Santo Amaro, do Centro Universitário SENAC, e contou com a participação de mais de 40 profissionais de empresas de consultoria ambiental, setor produtivo, indústrias petroquímicas e agências ambientais.

Conforme Rodrigo Cunha, gerente do Setor de Gestão de Recursos para Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas, da Diretoria de Controle e Poluição Ambiental da CETESB, o Dr. Cleary e o Dr. Kueper são reconhecidos mundialmente, como dois dos maiores instrutores de hidrogeologia, caracterização e remediação de áreas contaminadas.

O Dr. Cleary é PhD em engenharia química e ex-professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, tendo lecionado no Instituto de Geociências da USP de 1980 a 1992 e, segundo Rodrigo, inspirado uma geração de profissionais de remediação no Brasil. “Naquela época, o Dr. Cleary já alertava seus alunos sobre a importância do gerenciamento de áreas contaminadas e os riscos dos impactos na qualidade das águas subterrâneas”, afirma Rodrigo.

Já o Dr. Bernard Kueper é PhD pela Universidade de Waterloo e professor titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Queen’s, ambas no Canadá. Para Rodrigo, o Dr. Kueper é um dos maiores especialistas do mundo na pesquisa do comportamento e transporte de contaminantes clorados em sub superfície, além de autor de dezenas de artigos científicos e manuais para várias agências ambientais ao redor do mundo.

Fazendo um balanço após o curso, Rodrigo diz que as experiências compartilhadas pelos dois especialistas internacionais “certamente contribuíram para o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas e contribuíram para a compreensão dos procedimentos adotados pela CETESB”.

Este foi o segundo curso internacional oferecido pelo Programa PIA em 2011. Em fevereiro último, o Dr. Blayne Hartman ministrou curso de três dias sobre “Intrusão de Vapores de Contaminantes em edifícios e residências”. A missão do Programa PIA é proporcionar a disseminação do estado da ciência do conhecimento de temas associados ao gerenciamento, caracterização e remediação de áreas contaminadas. Para maiores informações sobre a grade de cursos do Programa PIA, acesse www.programapia.com.br

O Programa PIA foi criado pela Câmara Ambiental do Comércio de Derivados de Petróleo da CETESB com o objetivo de proporcionar a capacitação dos profissionais que atuam na investigação, remediação e gerenciamento de áreas contaminadas, bem como a conscientização dos empresários e a orientação das populações potencialmente afetadas por áreas contaminadas.

Texto:
Mário Senaga