A CETESB multou a Oldflex Comércio e Distribuição Ltda., depósito de produtos químicos em Embu, que pegou fogo na última sexta-feira, 29/07, em 7.500 UFESPs (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), equivalentes hoje a R$ 130.875,00.

O incêndio, de grandes proporções e que envolveu vários tanques de armazenamento, provocou o lançamento de poluentes na atmosfera (gases, vapores, fumaça) e dos produtos químicos, nas galerias de águas pluviais, em um córrego e no solo, nas proximidades da empresa, além de ter colocado em risco a segurança da comunidade vizinha. No episódio, também foram queimados cerca de 14.000 metros quadrados de vegetação em Área de Preservação Permanente de curso d´água.

No documento de autuação, consta que, caso a empresa pretenda retomar as operações no local, fica convocada a renovar sua Licença de Operação junto à CETESB e enfatiza-se que ela não poderá retornar às suas atividades enquanto não obtiver a Licença de Operação renovada. A empresa tem um prazo de 30 dias, para cumprir várias exigências, como a remoção, do estabelecimento, dos resíduos sólidos perigosos gerados no sinistro e dar destinação adequada, com aprovação da CETESB.

Ademais, a empresa terá que apresentar Estudo de Análise de Risco e Plano de Gerenciamento de Riscos, e Estudo de Investigação ambiental de solo e águas subterrâneas da área. A Oldflex deverá, também, elaborar e implantar plano de recuperação ambiental, a ser previamente aprovado pela CETESB e contendo várias exigências básicas, já expressas no Auto de Multa.

A empresa recebeu, ainda, uma Advertência, por “ter instalado e estar operando fonte de poluição ambiental, com realização de estocagem e manuseio de produtos químicos líquidos tais como: Acetatos, Acetona, Ácido Acético, Butanol, Butil e Etil glicol, Dimetoximetano, Hexano, Isopropanol e Tolueno entre outros, em desacordo com a Licença de Funcionamento 050606 de 15/05/1987”.