Em decorrência do convênio firmado em abril de 2010 entre a CETESB e a Petrobras, visando qualificar profissionais na área de meio ambiente, o Setor de Atendimento a Emergências – CEEQ elaborou um curso de aperfeiçoamento para 29 funcionários da companhia petrolífera, vindos de diversas regiões do país, entre elas, Bahia, Rio de Janeiro, Vitória, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. Com duração total de 32 horas, o curso foi dividido em quatro dias,  com aulas teóricas e práticas no salão de eventos Slaviero Executive Jardins e na sede da companhia.

Foram abordados temas como emergências e riscos envolvendo produtos químicos, legislação e aspectos legais das emergências químicas, gerenciamento de resíduos, conflitos e sobre como deve ser feita a comunicação durante uma ocorrência.
O técnico em segurança do trabalho, José dos Santos, funcionário da termoelétrica da Petrobras Fernando Gasparino, localizada na Baixada Santista, disse que, agora, se sente preparado para as emergências químicas. “Espero que não venha a acontecer, mas caso ocorra, irei utilizar todo o conhecimento adquirido neste curso”, afirmou.

O final do curso se consistiu num exercício prático, no qual os participantes simularam um emergência química, colocando à prova todo o conhecimento que adquiriram nas aulas teóricas. Vestiram máscara de gás, macacão,  botas e todo aparato de proteção pessoal utilizado numa ocorrência, bem como manusearam equipamentos portáteis para detecção de substâncias tóxicas.  Posteriormente, foram avaliados em sala de aula, pelo químico Edson Haddad.
O setor de emergências químicas da Companhia atende ocorrências em todo o Estado de São Paulo e mesmo no país, quando solicitado, e excepcionalmente no exterior. Sendo considerado referência mundial pela Organização Pan-Americana de Saúde e pela Organização Mundial da Saúde, devido à sua experiência na prevenção, preparação e respostas a situações de emergências químicas. Segundo Jorge Gouveia, a grande demanda fez com que os técnicos da área adquirissem tal experiência.

O técnico químico Rodolfo de Almeida, representante da termoelétrica Fernando Gasparino, fala da importância de treinamentos como esse. “Em parceria com a CETESB, podemos identificar quais produtos são, qual a compatibilidade entre eles, quais o riscos”. Diz, ainda, que planeja montar um curso, em cima dos conhecimentos adquiridos, para todos os operadores e brigadistas, que manipulam substâncias tóxicas.

O curso foi adaptado de acordo com as necessidades da Petrobras, a qual manuseia periodicamente produtos de alta toxicidade e que podem causar possíveis danos ao meio ambiente. Porém, a atividade também faz parte do programa de Cursos e Treinamentos Práticos Especializados da CETESB e pode ser realizada por qualquer pessoa interessada, bastando se inscrever no site da Companhia. A coordenação técnica do curso foi do químico Jorge Luiz Nobre Gouveia e a coordenação executiva, de Maria do Rosário Fonseca Coelho, do Setor de Cursos e Capacitação da CETESB.

Texto: João Paulo França12