Técnicos do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB participaram, no primeiro semestre de 2011, das fiscalizações realizadas em veículos utilizados para o transporte de produtos perigosos. As operações aconteceram nas principais avenidas da cidade, onde é autorizada a circulação desse tipo de carga, e contou, também, com a presença de representantes do CET/DSV e do Comando de Policiamento de Trânsito.

Durante as “blitzes” diversos veículos foram parados pelos técnicos de trânsito e os seus condutores tiveram que apresentar documentos como: nota fiscal da carga e do veículo, sua capacitação como motorista de transporte de produto perigoso, fichas de emergências, e, também, equipamentos de segurança e sinalização.

Os técnicos da CETESB, durante as ações, atuaram como apoio técnico, auxiliando, por exemplo, na identificação correta do produto transportado e os possíveis riscos para o meio ambiente em caso de acidente, como, também, no auxilio do estancamento de pequenos vazamentos que possam ocorrer durante a fiscalização.

Edson Haddad, técnico do Setor de Atendimento a Emergências, salienta a importância do trabalho integrado pelo diversos órgãos e a experiência adquirida. “Durante um comando os imprevistos acontecem e sempre são encarados, pelos participantes, como um aprendizado.” – frisa
Estima-se que atualmente na cidade de São Paulo ocorram, aproximadamente, 13 mil viagens/dia envolvendo o transporte de produtos perigosos. As estatísticas indicam que 70% dos veículos utilizados apresentem algum tipo de irregularidade, como a falta de simbologia indicativa do produto e seu risco em caso de acidente, na documentação de transporte ou nos equipamentos de segurança.

As “blitzes” são realizadas diariamente, por representantes do CET e pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Capital, nas vias com circulação permitida para veículos que transportam produtos perigosos. Já, os especialistas da CETESB, participam uma vez ao mês de um dos comandos efetuados. Os veículos parados, durante a operação, podem ser penalizados em caso de irregularidades.

Integração pela preservação ambiental

No ano de 1999 a CETESB inicio a sua participação na comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, coordenada pela Secretaria Estadual dos Transportes. O objetivo era integrar diversos órgãos – públicos e privados – nas atividades de prevenção de acidentes com produtos perigosos, como a CETESB e o CET, por exemplo.
O trabalho conjunto das equipes, que já dura 12 anos, ocorre tanto nas “blitzes” de rotina como na realização de simulados de acidentes e nas suas análises.

Como o estado de São Paulo é relativamente grande, com inúmeras vias de acesso, foram formados 09 subgrupos de trabalho integrantes da Comissão presentes nas regiões de São José do Rio Preto, da Baixada Santista, de Sorocaba, do Alto Tietê, de Ribeirão Preto, da Região Metropolitana de São Paulo, de Registro, do Vale do Paraíba e de Paulínia.

A CETESB, desde agosto de 2010, é responsável pela coordenação do subgrupo da RMSP, mas atua, em todo Estado, com representantes nos 08 subgrupos restantes.
Para Jorge Gouveia, gerente do setor de Atendimento a Emergências da CETESB, é muito importante a participação efetiva dos representantes da Companhia na Comissão. “No desenvolvimento dos trabalhos, podendo ser um curso, um simulado ou uma blitz, os participantes adquirem, além de conhecimento, experiência com as situações idealizadas.”

Texto – Cristina Couto