Em inspeção feita em 05/10 pelos técnicos da CETESB, constatou-se o término da instalação do sistema emergencial de extração de gás metano no subsolo do Shopping Center Norte, constituído de 10 drenos verticais. O sistema implantado está operando em sua totalidade e, com base nas medições feitas nos poços de monitoramento, a CETESB avaliará a eficiência do sistema para a eliminação dos riscos potenciais nas áreas críticas onde estão localizados os principais bolsões de gás, identificados até o momento.

Constatada a eficiência do sistema emergencial de mitigação de intrusão de vapores e gases em ambientes confinados, a CETESB dará por atendida parte das exigências feitas ao Center Norte dentro do Auto de Penalidade de Multa Diária imposta em 19/9. Ainda como exigência, o Center Norte terá que complementar as investigações e adotar medidas adicionais de remediação nas suas dependências e nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour.

A CETESB encaminhará seu parecer sobre as providências adotadas pelo Center Norte à Coordenação Geral do Centro de Apoio Operacional – CAO, do Ministério Público Estadual; às Defesas Civis Municipal e Estadual; ao Departamento de Controle do Uso de Imóveis (CONTRU); à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, do município de São Paulo; e ao Centro de Vigilância Sanitária.