A CETESB solicitou às empresas Expo Center Norte, Novotel, Lojas Decathlon e Lenços Presidente e à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e ao Instituto de Previdência Municipal (IPREM), ambos da Prefeitura de São Paulo, investigação confirmatória em seus terrenos, localizados na área de influência de antigos depósitos de lixo do chamado complexo Carandiru, na zona norte da Capital.

Essas empresas e órgãos públicos foram notificados pela CETESB no dia 11/10, e terão o prazo de 45 dias para apresentarem os relatórios com os dados técnicos da investigação. Esses locais são considerados suspeitos de contaminação por estarem próximos de antigas áreas de disposição de resíduos sólidos urbanos do município, utilizadas na década de 70.

As áreas onde estão localizadas a sede da Delegacia Geral de Polícia (DEIC), na avenida Zaki Narchi e o Terminal Rodoviário Tietê, na avenida Cruzeiro do Sul, a princípio, com base em levantamento foto aéreo desses locais, a CETESB considera que não estão localizados dentro da área suspeita de contaminação por metano. Entretanto, a agência ambiental aguarda o envio, por parte da prefeitura de São Paulo, das informações já solicitadas sobre a localização de antigos depósitos de lixo na região, para providenciar o complemento das investigações.

O objetivo principal dos estudos solicitados é confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, conforme o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas elaborado pela CETESB. A confirmação da contaminação se dá basicamente pela coleta de amostras e análises de solo ou água subterrânea nas áreas suspeitas.

Confirmada a suspeita, na fase da investigação detalhada são definidas as medidas que deverão ser adotadas, para resguardar de imediato os possíveis receptores de risco identificados na área e em seu entorno, avaliando-se a extensão da contaminação, a natureza dos contaminantes, sua toxicidade e os riscos potenciais que oferecem. Neste caso, a suspeita recai sobre a geração de gás metano proveniente da decomposição de lixo, à exemplo do que ocorreu nas áreas do shopping Center Norte e Conjunto Habitacional Cingapura Zaki Narchi.