Cada vez mais a água torna-se o centro de qualquer planejamento de desenvolvimento econômico sustentável. Não há como se pensar em progresso sem água. Indústrias, comércio e produção agrícola todos estão intrinsecamente ligados à disponibilidade hídrica, o que nos faz entender que a água possui um valor econômico, muitas vezes não mensurado de forma justa.

O 6º Prêmio Ação pela Água, organizado pelo Consórcio PCJ, está com as inscrições abertas para o envio de projetos. As inscrições vão até o dia primeiro de agosto e os finalistas serão conhecidos no dia 12 de novembro.

No hotsite os candidatos terão acesso às informações sobre o prêmio, sua história, ganhadores e vencedores de edições anteriores. A inscrição dos projetos também será totalmente on line, com o preenchimento de um formulário e enviá-lo pelo próprio hotsite.

A premiação está dividida em quatro segmentos: “Órgãos da administração direta e indireta dos municípios e concessionárias dos serviços de saneamento”, “Iniciativa Privada”, “sociedade Civil” e “Pesquisa e Inovação”. Cada segmento divide-se em três temários, a lista completa das categorias de premiação pode ser conferida ao final desse texto. A edição de 2012 do evento contará com uma comissão julgadora composta por membros indicados pelo Consórcio PCJ de notório saber na área do temário a ser analisado.

O Prêmio Ação pela Água iniciou suas atividades em 2000, com o principal objetivo de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “Racionalização pelo Uso da Água”, “Excelência em Educação”, “Responsabilidade Social”, “Qualidade de Água”, “ Gestão de Recursos Hídricos – Controle Quantitativo e Qualitativo”, foram os temas das edições de 2000 à 2008, respectivamente.

O hotsite do prêmio está no ar e pode ser acessado pelo endereço www.agua.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ