Dentro do prazo de 60 dias, a CETESB concedeu à Concessionária Aeroportos do Brasil, no dia 30/8, a licença ambiental de instalação para o início da primeira etapa das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O documento foi entregue ao presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, na sede da agência, pelo presidente Otavio Okano e pela diretora de Avaliação de Impacto Ambiental, Ana Cristina Pasini da Costa.

“Gostaria de fazer um agradecimento público ao Governo do Estado de São Paulo e a toda a equipe técnica da CETESB, que demonstraram grande profissionalismo, dedicação e comprometimento na rigorosa análise do processo de licenciamento, que nos permitirá o início das obras para entrega de um novo aeroporto para a Copa do Mundo de 2014”, disse o presidente da Aeroportos Brasil.

Em sua primeira etapa da ampliação, Viracopos receberá investimento de R$ 1,4 bilhão até 2014. Entre as principais intervenções previstas estão a construção de um novo terminal de passageiros com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros/ano. O novo terminal contará ainda com 28 pontos de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4,5 mil vagas de estacionamento, além da ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves.

“Foi um trabalho de equipe e, com celeridade, concluímos o nosso parecer favorável à licença no prazo estabelecido, com todo o rigor mas com o compromisso ambiental que a sociedade exige”, comentou Ana Cristina Pasini.