Continua neste sábado, 8/9, o trabalho de contenção dos 15 mil litros de óleo diesel vazado após acidente ocorrido próximo a Praia de Maresias, no Litoral Norte, onde foram instaladas barreiras ao longo do Córrego do Moreira, num total de 12. Na estrada, SP – 55 – Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego, no trecho onde ocorreu o acidente, entre as praias de Maresias e Boiçucanca, todo o produto impregnado na areia, que foi utilizada na contenção do produto vazado, foi armazenado em 14 Big bags e 16 tambores de 200 litros. O resíduo oleoso será remetido para empresas licenciadas para tratamento de resíduos perigosos pela CETESB. O odor de diesel, no local, principalmente na área da praia, ainda é forte.

Técnicos da CETESB, da Agência Ambiental de Ubatuba, continuam acompanhando os trabalhos, que devem durar, ainda, mais um dia.

O Acidente

No dia 06/09, por volta das 17h00, um caminhão da BR Distribuidora, tombou na SP – 55, num trecho da Serra de Maresias. O veículo transportava 15 mil litros de óleo diesel marítimo, combustível utilizado em embarcações. Toda a carga vazou atingindo rapidamente a drenagem da rodovia, alcançando o córrego Canto do Moreira, situado no lado sul da praia de Maresias. Imediatamente a CETESB orientou a BR distribuidora, através da Suatrans – Cotec, empresa contratada para trabalhar na ocorrência, a despejar, em torno do caminhão tombado, areia para contenção do produto. Estima-se que 15 m3 foram derramados, aproximadamente três caminhões de areia. Outra medida foi à instalação de oito barreiras de contenção, ao longo do córrego.

Parte do óleo vazado atingiu as areias da praia e as águas do mar, mas não houve necessidade de interdição da área. Em 07/09, as equipes da CETESB, da Suatrans e da Petrobras continuaram no local para iniciar o trabalho de rescaldo, com o recolhimento do produto contido e também a limpeza da vegetação, localizada ao longo do córrego, que ficou impregnada pelo óleo. Estima-se que a operação de recolhimento deve durar de um a dois dias. O incomodo notificado pela população local, para Agência Ambiental de Ubatuba, na sexta – feira, foi um forte odor de óleo, característico do produto vazado. Com o término do recolhimento do produto vazado a Agência Ambiental de Ubatuba iniciará a avaliação dos danos causados ao meio ambiente pelo ocorrido e possível aplicação de penalidade de acordo com a legislação ambiental.

Texto: Cristina Couto