A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) homenageou a CETESB, através de seu presidente Otavio Okano, com a entrega do 8º Prêmio “Recognition Award”, pelo reconhecimento aos 25 anos de estreita colaboração e parceria com o governo japonês. Este ano, foram selecionadas sete pessoas e dez organizações de diferentes partes do mundo para receber este prêmio.

A JICA é o órgão do governo japonês responsável pela implementação de programas e projetos de apoio à países em desenvolvimento. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, entre eles o Brasil, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

Nesses 25 anos de parceria com a agência ambiental paulista, mais de 100 técnicos da CETESB, participaram na condição de “bolsistas” de cursos, treinamentos e capacitação no Japão, através de intenso programa de cooperação técnica, transferindo tecnologia em diversas áreas de atividade, como poluição atmosférica, industrial, das águas e na área de destinação e eliminação de resíduos sólidos, entre outras atividades.