O auditório da CETESB foi palco, em 05 e 06 de novembro, de um evento promovido pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, o Quinto Encontro Técnico de Alto Nível: Controle da poluição de águas e solos por processos biológicos, que reuniu especialistas vindos do Brasil, do México, do Paraguai, do Peru, da Venezuela e da Colômbia.

Todos os presentes foram unânimes em afirmar que o evento superou as expectativas, ou seja, o conhecimento foi amplamente compartilhado, com uma discussão girando em torno das novas tecnologias para o tratamento de águas residuárias e descontaminação de solo e aqüíferos.

“Reunimos aqui um grupo seleto de especialistas, que durante dois dias trocaram experiências e debateram as novidades envolvendo os processos biológicos para o tratamento de resíduos”, enfatizou o engenheiro Uladyr Ormindo Nayme, do Setor de Águas Superficiais, que representou a presidência da CETESB na abertura do encontro.

Além dos especialistas internacionais e dos técnicos da CETESB, o evento contou com a participação de representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, do Serviço Municipal de Água e Esgoto, da cidade de São José do Rio Preto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da Universidade da Água e da Faculdade de Saúde Pública. Outro ponto enfatizado pelos debatedores foi o do encontro motivar o intercâmbio cientifico – tecnológico na área de tratamentos biológicos, com a apresentação em suas palestras de inovações e estudos recentes sobre o tema.

Ao final do encontro foi empossado o novo presidente da AIDIS para o biênio 2014/2016, o engenheiro colombiano Jorge Triana Soto, que no ato foi agraciado com uma medalha pelo atual dirigente da entidade, o engenheiro venezuelano Rafael Dautant Semprun. O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos Roberto dos Santos, esteve presente na solenidade de troca de comando da entidade.

A CETESB passa a contar, também, com um representante no Comitê Executivo da Associação, o engenheiro Uladyr Ormindo Nayme, que atuará como vice – presidente de Planejamento e Finanças.

Texto: Cristina Couto