Mais de 38 bolsistas de países como Bolívia, Equador, Uruguai, Argentina, Colômbia, México, Peru, República das Honduras e El Salvador, além de representantes de vários estados brasileiros, participam do segundo curso internacional promovido pela CETESB para capacitação de gestão ambiental dos chamados Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), aberto oficialmente hoje, 07/01, na sede da agência, na capital. O curso, ministrado por 53 técnicos da companhia, está dividido em três módulos, onde os participantes receberão intenso treinamento de gestão ambiental adequada aos contaminantes, técnicas de controle e determinação de alguns compostos químicos em amostras ambientais.

Os poluentes orgânicos persistentes são compostos encontrados em todo o globo, como agentes químicos semi-voláteis e insolúveis em água, que são transportados a longas distâncias. Têm capacidade de bio-acumular em organismos vivos, sendo tóxicos para estes incluindo o homem, já que atuam nos sistemas reprodutivos, imunitário e endócrino, sendo também apontados como carcinogênicos. Os POPs, conforme estabelecido na Convenção de Estocolmo, que definiu uma lista contendo inicialmente 12 substâncias como contaminantes persistentes (atualmente são 22), podem ser divididos em pesticidas (DDT, aldrina, toxafeno), em policlorobifenilos (PCBs) e dioxinas e furanos, sendo estes resultantes sobretudo de incinerações industriais e de resíduos.

O uso destes pesticidas chegou a salvar milhões de vidas ao serem utilizados para acabar com insetos transmissores de doenças, como é o caso do mosquito da malária. No entanto, o efeito negativo destes compostos na agricultura bem como no ambiente, começou a ser mais evidente a partir dos anos 60, quando surgiram os primeiros indícios de toxicidade nos humanos, entre os quais: tumores, infertilidade, efeitos adversos nos rins e fígado, doenças cardiovasculares e mudanças comportamentais como fadiga, depressão, tremores e convulsões.

Esse treinamento é resultado de um projeto da CETESB, na qualidade de Centro Regional para a Convenção de Estocolmo sobre POPs para a América Latina e Caribe, aprovado pelo Third Country Training Programme (TCTP) – Programa de Treinamento de Terceiros Países -, uma modalidade de cooperação trilateral prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil-Japão (JBPP), operacionalizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

O curso, coordenado pela gerente da CETESB, Lady Virgina Traldi Meneses, foi planejado de forma a atender às necessidades técnicas dos integrantes do Grupo dos Países da América Latina e Caribe – GRULAC, incluindo o Brasil, de modo a fortalecer as capacidades técnicas, institucionais e legais em seus planos nacionais. Além de aulas didáticas, o curso prevê visitas técnicas, aulas práticas e expositivas. Mais do que capacitar, o curso pretende ainda proporcionar troca de experiência entre países, Estados e CETESB, reforça a coordenadora.

Como parte integrante do treinamento, haverá na próxima quinta-feira dia (10/01), também na sede da CETESB, simulado de emergência envolvendo produtos químicos. Nesse exercício, os técnicos terão que agir para conter danos à saúde e ao meio ambiente, além de acalmar a população.

A cerimônia de abertura contou com as as presenças do representante do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Alexandre Toledo Alves; do Programa de Parceria Brasil-Japão, Ana Cristina Cruz Escalera; do presidente da CETESB, Otavio Okano e de seus diretores Ana Cristina Pasini da Costa e Carlos Roberto, de Avaliação de Impacto Ambiental e de Engenharia e Qualidade Ambiental, respectivamente.

Texto: Rosely Ferreira
Fotos: José Jorge