A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, comemora esta semana 45 anos de existência. Criada em 24 de julho de 1968, o então Centro Tecnológico de Saneamento Básico vem se adaptando, ao longo do tempo, às novas demandas ambientais.

Contando com uma equipe técnica altamente qualificada e com larga experiência adquirida ao longo de sua existência, garante ao Estado de São Paulo uma respeitabilidade na área de meio ambiente, com a mais completa rede de monitoramento de qualidade ambiental do país.

O trabalho desenvolvido ao longo de mais de quatro décadas trouxe o reconhecimento nacional e internacional à CETESB, obtendo alguns importantes títulos, tais como Centro de Referência para Questões Ambientais, da Organização das Nações Unidas (ONU); Centro Colaborador em Prevenção, Preparativos e Resposta a Situações de Emergência Química para a América Latina e Caribe, referendado pela Organização Mundial da Saúde; Centro Regional para a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e membro da Rede Latino-Americana de Prevenção e Gestão de Sítios Contaminados (RELASC), em parceria com a agência ambiental alemã UBA, entre outras conquistas.

A nível nacional, a CETESB faz parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), organiza a participação de seus profissionais nas ações do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), além de dar apoio aos municípios e atender a uma série de demandas de universidades, centros de pesquisa e organizações não governamentais, Ministério Público e do Poder Legislativo.

Com 45 Agências Ambientais distribuídas no território paulista e um Setor de Atendimento Avançado, integrado à rede Poupatempo, desenvolve um trabalho intensivo de controle corretivo e fiscalização, representadas preponderadamente pelas indústrias e fontes móveis, onde o licenciamento exerce um papel fundamental dentro das atribuições da Companhia, já que resulta no desenvolvimento econômico do Estado, gerando empregos e promovendo condições sociais mais equilibradas.

Enfim, atenta à necessidade de trilhar a espiral do conhecer, a CETESB tem estabelecido parcerias para organizar a Gestão do Conhecimento, identificando, criando, renovando e aplicando os saberes na área do meio ambiente, capacitando e treinando permanentemente seus técnicos para o desafio incessante de atender as demandas ambientais da sociedade em constante transformação.

Em breve, teremos a Escola Superior da CETESB, aprimorando, ainda mais, a disseminação de conhecimentos especializados. É um caminho evolutivo para a maturidade técnica, um contínuo subir de degraus, em busca da “expertise” profissional e reconhecimento internacional.