A nova edição do Relatório de Emissões Veiculares do Estado de São Paulo que a CETESB acaba de lançar, revela que as emissões dos últimos 4 anos tem variado pouco. Em 2012, foram emitidas no Estado 337 mil toneladas de monóxido de carbono (CO), 58 mil toneladas de hidrocarbonetos não metanos (NMHC), 1,4 mil toneladas de aldeídos (RCHO), 196 mil toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx), 5 mil toneladas de material particulado (MP) e 15 mil toneladas de óxidos de enxofre (SOx). Ver gráfico abaixo.

O relatório também divulga o resultado das emissões de poluentes e de gases do efeito estufa (GEE) geradas pela circulação da frota do Estado, atualmente com cerca de 15 milhões de veículos, além do impacto das frotas das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Esta edição, disponível no site da CETESB, traz os resultados do período de 2009 a 2012, permitindo demonstrar a evolução das emissões ao longo dos anos.

Além do papel de agência de controle ambiental no Estado, a CETESB atua no âmbito nacional como agente técnico do IBAMA no gerenciamento do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE e do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT, e é membro da Comissão Técnica do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Os dados gerados a partir dessa atuação foram utilizados na publicação, atualizados e analisados por metodologias desenvolvidas para tornar a informação mais transparente e permitir a avaliação e a definição das políticas do setor. O relatório introduz uma série de indicadores que poderão acompanhar os resultados dos programas ao longo do tempo.

O estudo aponta que a frota paulista cresceu 5% no último ano, apresentando idade média de oito anos. Cerca de 2 milhões de veículos mais antigos, de tecnologias de controle de emissões superadas estão em circulação e respondem por 35% das emissões. Essa frota mais antiga impede que a redução das emissões seja mais acentuada, mesmo com o avanço tecnológico no controle da poluição nos veículos mais modernos.

O relatório mostra também que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) originados por veículos evoluiu de forma crescente nos últimos anos, totalizando 40 milhões de toneladas em 2012. A evolução se dá tanto pelo crescimento da frota como pelo aumento no consumo de gasolina em substituição ao etanol, que por ser combustível renovável contribui menos para as emissões de GEE.