Com a chegada do inverno, a preocupação com a poluição do ar torna-se maior, em função das condições desfavoráveis para dispersão dos poluentes. O período é tradicionalmente marcado pela falta de chuva, baixa umidade do ar e falta de ventos. E, como ação de controle, a CETESB promove anualmente, nessa época, uma campanha denominada “Operação Inverno”, que é constituída de iniciativas práticas e de conscientização, que objetivam combater o aumento da poluição.

Uma dessas ações aconteceu na quinta-feira (08/08), na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP, na capital, onde os técnicos da Agência desenvolveram uma ação educativa, destinada aos veículos movidos a diesel que transitavam pelo entreposto e se apresentaram, voluntariamente, para fazer um teste de opacidade e assim aferir os níveis de emissão de fumaça preta e o estado de manutenção do motor e seus periféricos.

Para Daniel Schmidt, gerente do Setor de Fiscalização de Veículos da agencia paulista, a campanha tem um grande apelo educacional. “Foram, aproximadamente, 500 panfletos educativos distribuídos entre os motoristas que transitaram no entreposto, nas cinco horas da campanha (das 9 às 14 horas).”

Nilson Carlos Câmara Quadros, gerente de Planejamento da Petrobras, ligado ao Programa de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – CONPET, ressaltou que, com a parada voluntaria, o condutor do caminhão tem o interesse em saber por quais motivos seu veículo possa estar eventualmente desregulado e como deve proceder para resolver o problema. “Temos que explicar, em uma linguagem simples, que a aprovação do veiculo significa que ele está regulado, é econômico e contribui com a qualidade do ar da cidade”.

Durante a vistoria, o motorista teve a oportunidade de conhecer o opacímetro, que é o aparelho utilizado na fiscalização, para aferir a emissão de fumaça. É equipado com um sensor óptico, que mede indiretamente a fumaça contida no gás dos escapamentos, por meio da absorção da energia emitida por um feixe de luz. Com ele é possível confirmar se o veículo está dentro das normas de emissão.

Para Fernando Pereira, condutor do primeiro caminhão a passar pela fiscalização educativa, esta campanha não deixa de ser um investimento para o proprietário do veículo, já que o poupa do pagamento da taxa de avaliação e regulagem do veículo
cobrada nas oficinas especializadas, que pode chegar a R$ 100,00. “Hoje, vou sair daqui sabendo exatamente o que será necessário fazer, quando for levar o caminhão à uma oficina para proceder a manutenção. Economizei tempo e dinheiro”, disse.

As atividades desenvolvidas anualmente no CEAGESP, visam conscientizar o setor de carga sobre os problemas causados pelo acumulo de poluição na atmosfera. A ação deste ano contou com o apoio do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios – SINDIREPA , do CONPET, além do CEAGESP.

Ângelo Bonzan, coordenador de sustentabilidade do entreposto, frisa que com a campanha é feito uma conscientização ambiental e também demonstrado para o motorista a importância de manter o seu veículo regulado, fato que gera uma significante economia. Dos 37 veículos que foram inspecionados, 10,8% foram reprovados. Em 2012, na mesma campanha, 31 veículos passaram pela inspeção voluntária e gratuita, para medição de fumaça e apenas cinco foram reprovados.

Texto: Cristina Couto
Fotografia: José Jorge Neto.