Com foco na redução de poluentes de vida curta, a Coalizão do Clima e do Ar Limpo (CCAC), criada em 2012 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), promoveu entre 31 de julho a 01 de agosto, em Santiago do Chile, a Conferência Internacional “Novas abordagens sobre veículos mais limpos e eficientes”, que contou com a participação de representantes e expositores de 10 países.

Entre os participantes, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, representada por Olimpio Álvares, da área de emissões veiculares; o Instituto Nacional de Ecologia e Mudanças Climáticas do México; os Ministérios de Meio Ambiente do Peru, Argentina e do Chil, representado pelo Ministro Ricardo Irarrazaval; e o Centro de Controle e Certificação de Veículos (3CV), órgão do Ministério dos Transportes e Telecomunicações do Chile.

Além dessas entidades, a Conferência contou com a presença de representantes de organizações como a UNEP, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), a Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Veículos da América do Sul (AFEEVAS), a Agência Internacional de Energia (IEA), o Centro Mario Molina – Chile (organizadores da Conferência), e ainda contou com as marcantes exposições do Dr. Axel Friedrich, ex-diretor da Divisão de Transportes da Agência Federal de Meio Ambiente Alemã e do Prêmio Nobel de Química, professor Mario Molina.

A Conferência

Abrindo a Conferência, o professor Mario Molina apresentou os avanços na compreensão das causas e efeitos das mudanças climáticas e destacou a relevante participação dos chamados “poluentes de vida curta”: carbono negro (ou elementar), metano, ozônio troposférico e HCFCs, que também causam sérios danos à saúde, agricultura e aos ecossistemas.

Na sequência das apresentações, foi abordada a importância crítica de controlar as emissões de fuligem e ozônio dos veículos novos a diesel – com especial destaque para os recentes regulamentos que introduziram os catalisadores para redução de NOx que utilizam agente redutor líquido à base de ureia e os limites de emissão de material particulado baseados em contagem do número de partículas – bem como da inspeção veicular ambiental e outras ações voltadas ao controle das emissões dos veículos a diesel em uso, que tem vida longa e podem comprometer os esforços do controle ambiental. O controle da fuligem dos veículos a diesel teve especial destaque, dado seu alto poder de provocar danos à saúde, em função da composição química da fuligem, que agrega outros compostos tóxicos por adsorção.

A este respeito, a representante do Chile do 3CV mostrou a experiência modelo de “retrofit” naquele país, com a adoção compulsória de eficientes filtros de partículas em toda frota de ônibus urbanos de Santiago, incluindo os modelos mais antigos, que não foram fabricados originalmente com esses equipamentos.

Fechando esse bloco, a CETESB e a AFEEVAS apresentaram os recentes avanços na implementação da fase P7 do Proconve (controle de emissões de veículos pesados novos a diesel) e os aspectos relevantes das novas tecnologias aplicadas para atendimento do P7 no Brasil.

Em seguida, foram apresentados os progressos na implementação da regulamentação americana, europeia, mexicana e chilena para o controle progressivo das emissões de CO2. Em muitos países, o transporte rodoviário representa cerca de 30% das emissões nacionais de Gases do Efeito Estufa (GEE).

O ICCT abordou as metas de eficiência dos veículos brasileiros para o ano de 2017, no âmbito do Programa Inovar Auto, lançado recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Sobre o Inovar Auto, que foca neste primeiro momento os veículos leves brasileiros, enfatizou-se a importância desse primeiro passo, que representa um sinal positivo, podendo ser complementado com novas metas para além de 2017 e inclusão dos veículos pesados.

No encerramento, foi sugerida pelos coordenadores da CCAC a realização de alguns encontros em futuro próximo, visando a fortalecer a rede regional de contatos do CCAC para compartilhamento de conhecimento e experiências.

As apresentações da Conferência podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.cmmolina.cl/international-conference-cmmch-unep-2013-santiago-chile/