A reciclagem de resíduos é uma atividade que, antes marginalizada, está ganhando, a cada dia, a devida importância social e econômica. Isso explica o êxito do evento Reviravolta Expocatadores 2013, realizado no período de 18 a 20 de dezembro, no Centro de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.

Organizada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, a Expocatadores 2013 reuniu milhares de profissionais que atuam no setor de coleta e processamento de resíduos sólidos da América Latina para discussão e troca de experiências sobre avanços e gestão eficiente de processos como reciclagem e logística reversa.

Entre os presentes, representando o Governo do Estado, encontrava-se o vice-presidente da CETESB, Nelson Bugalho, que participou da abertura do evento, que contou com palestras sobre questões como a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fechamento de lixões e planos de gestão de resíduos, que dominam as discussões no setor.

Bugalho entende que qualquer discussão sobre reciclagem de resíduos deve considerar a questão social, promovendo a valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e fortalecendo a sua participação na cadeia produtiva. O objetivo das discussões sobre o setor deve contemplar, sempre, a questão da sustentabilidade e da inclusão social, segundo o vice-presidente da CETESB.

A Expocatadores 2013 teve a participação de catadores de todos os estados brasileiros e delegações de países da América Latina, Índia e África do Sul, além especialistas em gestão de resíduos, técnicos de órgãos governamentais e da iniciativa privada e outros. Simultaneamente, houve a realização do 4º Encontro Nacional e Internacional de Catadores, que promoveu um proveitoso intercâmbio de experiências entre os que atuam nesse setor da economia.