À convite do Consulado Geral da Dinamarca no Brasil, uma delegação com técnicos de órgãos estaduais, municipais e entidades do setor privado de resíduos sólidos dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre os quais a CETESB e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, viajou na semana passada à Copenhagem, para conhecer as experiências e soluções dinamarquesas no campo da energia, mudanças climáticas e meio ambiente, mostrando porque seu modelo é tão eficiente. Segundo os participantes, os seminários e visitas agendadas visaram aproveitar as lições aprendidas por empresas e instituições dinamarquesas, permitindo-lhe reforçar a suaposição no mercado eencontrar soluções paraos desafios de suaindústria e da sociedade. A Agência “Stateof Green” ajudou a selecionar visitas técnicas e reuniões de negócios com empresas líderes, políticos e especialistas do setor na Dinamarca.

O Governo do Estado esteve representado pela especialista ambiental Christiane Tajiri, da SMA e pelo gerente de Departamento João Luiz Potenza, da CETESB, que já no primeiro dia em Copenhagen, participaram de uma reunião na Agência State of Green e apresentaram as atividades e responsabilidades da SMA e as metas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos aos demais membros da delegação. João Luiz Potenza, do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da CETESB, fêz uma explanação sobre as atividades e responsabilidades da Agência e apresentou os dois principais projetos do departamento, os Termos de Resposabilidade Pós-Consumo assinados com SMA/CETESB e seus respectivos setores e o SIGOR, Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil.

Após as demais apresentações da delegação brasileira, foi a vez da Agência State of Green e do Ministério do Meio Ambiente da Dinamarca mostrar seus Planos e Metas, a prioridade do governo em relação à reciclagem, que é a meta mais importante atualmente para aumentar em muitas vezes o ciclo de vida dos materiais visando, cada vez mais, diminuir a extração de recursos naturais. Tudo isso visando preparar os técnicos para os seminários e visitas agendadas às Usinas de Recuperação de Energia; Companhias de Gestão de Residuos; empresa de software para Gestão de Resíduos; Prefeitura de Copenhagen; um hospital que transforma resíduos orgânicos em Biomassa; empresa de Biogás; Gestão de Resíduos em Shopping Center; Área Destinada para descontaminação de solo contaminado, Compostagem e Reciclagem de materiais de RCC e Sistema de Logística Reversa de garrafas de vidro, plásticos e alumínio.

Segundo Potenza, toda esta programação foi muito importante para o conhecimento de novas formas de gestão de resíduos, tecnologias e equipamentos utilizados na Dinamarca há muitos anos, com resultados positivos. “Também forneceu aos técnicos brasileiros a oportunidade de verificar que é possível melhorarmos muito a nossa atuação na gestão de resíduos, aproveitando para estreitar nossas relações com o governo e empresas da Dinamarca, consolidando futuras parcerias”, observou. Outra percepção da viagem à capital dinamarquesa foi que a educação ambiental direcionada para crianças é muito aplicada naquele país, com a intenção de desenvolver uma consciência ambiental que permaneça até a fase adulta, visando assim garantir o futuro do planeta para seus filhos e netos.

O próximo passo da missão Brasil/Dinamarca é elaborar um estudo para um projeto piloto com a SMA, CETESB e ABRELPE, com a finalidade da realização, no primeiro trimestre de 2015, de um evento em São Paulo com a participação do governo da Dinamarca e empresas interessadas em desenvolver parcerias nestes temas abordados durante as visitas.