Teve início nesta segunda-feira 12, o quarto programa internacional para a capacitação intensiva na gestão ambiental de produtos químicos, em especial os chamados Poluentes Orgânicos Persistentes e Mercúrio, resultado de uma parceria entre Brasil e Japão, executado pela CETESB na qualidade de Centro Regional para a Convenção de Estocolmo sobre POPs para a América Latina e Caribe, sob coordenação da Divisão de Acordos Multilaterais da agência paulista.

O vice-presidente Nelson Bugalho e o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, deram as boas vindas aos 27 participantes de 11 países (além de 8 funcionários da CETESB), que até o dia 30 de janeiro, estarão recebendo treinamento na área de toxicologia, gestão eficiente de resíduos sólidos urbanos e de serviços de saúde e industriais, sobre pesticidas obsoletos, gestão de bifenilas policloradas (PCBs), avaliação e controle de áreas contaminadas, entre outros assuntos relacionados aos POPs e mercúrio.

No dia 15 de janeiro, será realizado um exercício simulado sobre o atendimento a um acidente envolvendo produtos químicos, coordenado pelo Setor de Atendimento a Emergências da CETESB. Esse quarto treinamento é ministrado por 60 especialistas da Agência e mais três convidados, participando representantes da Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. As aulas serão realizadas nas dependências da Escola Superior CETESB.