2601-1A Agência Ambiental de Cubatão da CETESB definiu a origem da emissão tóxica de dióxido de enxofre (SO2), que na última sexta-feira (23/01) provocou diversos transtornos à saúde da população na cidade de Cubatão, assim como evacuação de funcionários de unidades do polo industrial. Conforme informações da agência, foi efetuado um levantamento minucioso dos dados de operação das empresas de fertilizantes, que culminou com a conclusão de que o evento que causou os incômodos foi proveniente da unidade de ácido sulfúrico da Anglo American.

Durante as vistorias, também ficou constatado que a empresa Vale Fertilizantes, no mesmo dia, foi responsável pelo vazamento de trióxido de enxofre na atmosfera (SO3), proveniente de ruptura na tubulação que interliga a torre de absorção intermediária com o trocador de calor da unidade. Desta forma, a empresa sofrerá as sanções legais cabíveis, mesmo que este episódio não tenha causado transtornos à população.

Ruptura na tubulação causou o vazamento na Anglo American

Nos levantamentos detalhados, segundo a Agência Ambiental de Cubatão, pôde-se verificar, entre outras informações, que a unidade da Anglo American deu início à produção às 03h00 da manhã do dia 23/01/2015 e uma ruptura, da tubulação que interliga o forno com a caldeira, motivou a paralisação da unidade às 06h00, com seu término às 09h30. Durante este período, pôde ser constatado, através da análise das cartas de registro das temperaturas do forno e camadas de catalisador do reator, oscilações nos dados relativos às temperaturas, bem como o indicativo de picos da emissão do SO2 na saída da chaminé.

Portanto, as quedas de temperatura registradas nas cartas atestam que a reação não se completou. Em não se completando a reação, o SO2, não convertido a SO3 (trióxido de enxofre) no reator, não tem outro caminho a não ser ser expelido pela chaminé da unidade. A esse fato, somou-se a contribuição do vazamento identificado na tubulação que interliga a caldeira, uma vez que esta corrente é rica em SO2.

Com este evento da emissão atrelado à direção e velocidade dos ventos, no dia do episódio, tal corrente de SO2 foi direcionada acabando por atingir três empresas do polo (Braskem, Petrocoque e Petrobras), assim como o centro da cidade de Cubatão, onde se deram as reclamações e atendimentos médicos (mais de 80, no pronto-socorro do município).

Com relação aos impactos ambientais, estes foram pontuais, durante a passagem da corrente com SO2 (dióxido de enxofre) na atmosfera, causando incômodos à população do local, com irritação de olhos, nariz e garganta, e mal-estar, além de tonturas.

Quanto à penalidade prevista, considerando todos os incômodos mencionados acima, incluindo a necessidade de evacuação de trabalhadores das indústrias, a CETESB está concluindo os procedimentos administrativos para definir a sanção a ser aplicada.