0402-1A CETESB vem ampliando ações de incentivo à economia de água, para ajudar a combater a maior seca da história registrada no Estado. Desde 2000, quando foi implementado o PURA (Programa de Uso Racional da Água) até o final de 2014, essas medidas adotadas ano à ano, já permitiu uma redução de 73% no consumo de água, mesmo com um aumento de 25% no número de usuários. Em 2000, o consumo anual era de 73.829 m³ e, em 2014, passou para 19.364 m³.

Para conseguir tal feito, foi providenciada a reforma das tubulações oxidadas, combatendo os vazamentos. Houve, também, adequação de torneiras e registros para menor desperdício, que representou um terço do número total da redução. A Companhia também realizou campanhas para uso consciente da água por parte dos funcionários, instalação de medidores em pontos estratégicos, que ajudam a monitorar possíveis vazamentos, facilitando a identificação e reparo.

A empresa ainda conta com um sistema de água de reuso, que atende aos serviços de limpeza, lavagem das instalações, jardinagem e ar condicionado. Junto com o sistema de reuso, também foi criado um sistema de captação de água da chuva. Hoje, o reservatório de água da chuva comporta cinco mil litros, mas a meta do Departamento de Suprimentos e Serviços Administrativos é aumentar essa capacidade de armazenamento até o fim de 2015, quando terá capacidade para reservar entre 2000 e 3000m³ de água, equivalente à três milhões de litros.

Texto: Lucas Ribeiro