Você está visualizando atualmente Termina programa internacional para capacitação na gestão ambiental de produtos químicos

Com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Nicarágua e Costa Rica, entre outros países, terminou quarta-feira ( 11/02) o IV Programa Internacional para Capacitação Intensiva na Gestão Ambiental de Produtos Químicos e seus Resíduos, em especial poluentes orgânicos persistentes (POPs) e mercúrio, realizado na sede da CETESB. O programa faz parte dos acordos estabelecidos na Convenção de Estocolmo, da ONU.

Os 30 dias do evento foram marcados pela troca de experiências e noções de combate aos poluentes orgânicos. Participaram da cerimônia de encerramento o vice-presidente da CETESB, Nelson Bugalho; coordenador da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Wofsi Yuri de Souza, e representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, Ryo Ishiguro.

Nelson Bugalho considerou fundamental o empenho da ABC e da JICA para o sucesso do programa. “Sem o esforço das duas importantes agências este curso não poderia ser realizado”, disse ele, elogiando ainda o trabalho da equipe da CETESB.

O coordenador da JICA, Ryo Ishiguro, manifestou opinião semelhante: “Tenho certeza que o comprometimento de cada um é importante para tornar o mundo melhor”. Wofsi de Souza seguiu a mesma linha: “O programa vai trazer melhorias para os países envolvidos”.

Para Mario Masis Mora, representante da Costa Rica, a qualidade dos professores foi a peça-chave para o resultado positivo do curso. “Eles conseguiram definir bem o foco do curso, além de transmitir conhecimento e experiência na área”.

O programa de capacitação é coordenado pela Divisão de Acordos Multilaterais da CETESB e sua última edição está prevista para janeiro de 2016.