Dados de monitoramento do ar indicam qualidade Boa no bairro do Bom Retiro, em Santos

Os dados da estação de monitoramento da Cetesb instalada no bairro do Bom Retiro, a 1,6 km do local do incêndio no terminal da Ultracargo, em Santos, indicam que a qualidade do ar se manteve Boa entre às 10h do dia 09/04 (quinta-feira) até as 16h do dia 10/04 (sexta-feira), não registrando alterações em relação aos dias anteriores.

Como parte dos acompanhamentos realizados pela Cetesb desde o início da ocorrência, a estação automática no Bom Retiro passou a avaliar, desde o dia 09/04, também os poluentes dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2). Pelos dados registrados, a concentração de ambos os poluentes igualmente indicaram qualidade Boa.

Desde o início da ocorrência, no dia 02/04, a Cetesb manteve técnicos no local para acompanhar os trabalhos de combate ao fogo e participar dos trabalhos emergenciais. Dentre as ações de apoio, destacam-se as das equipes de Atendimento a Emergências e da Agência Ambiental de Santos, que orientaram as atividades para minimizar os efeitos do incêndio sobre o meio ambiente, e as coletas e análises de água e peixes realizadas pelos laboratórios da Cetesb que permitirão a interpretação e o diagnóstico do impacto causado nos corpos hídricos locais.

Nos próximos dias, novos resultados de laudos das análises laboratoriais deverão ser divulgados.