Campanha motiva motoristas a correta manutenção dos motores

IMG_9303A Cetesb realizou na última quarta-feira (8/7) mais uma campanha de conscientização ambiental aos motoristas de veículos a diesel na Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, zona oeste da capital, como parte da Operação Inverno 2015.

Nesta campanha, foram inspecionados 50 veículos – 29 foram aprovados no teste de opacidade (58%) e 21 reprovados (42%). Dos veículos inspecionados, 19 foram classificados como Ótimo (38%), 10 como Bom (20%), 5 como Ruim (10%) e 16 como Muito Ruim (32%).

A classificação utilizada pelos técnicos foi criada pelo CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural e considera que os veículos avaliados em Ótimo apresentam o valor de opacidade inferior a 50% do limite especificado para cada tipo de veículo. Já os classificados como Muito Ruim apresentam um valor de opacidade de mais de 50% acima do limite especificado para cada veículo.

Além da avaliação dos veículos, foram distribuídos folhetos explicativos sobre a correta manutenção dos motores, que além de reduzir as emissões de poluentes atmosféricos, permite a economia de até 15% de combustível e o aumento da vida útil dos motores.

IMG_9339“Essa ação na Ceagesp não tem caráter punitivo, apenas visa conscientizar o setor de transporte de cargas sobre o problema da poluição do ar e as consequências na saúde da população”, afirmou Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb.

A campanha contou novamente com o apoio do Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo e do CONPET.