Você está visualizando atualmente SMA celebra Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios

Anualmente, no terceiro sábado de setembro, é realizado o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios, quando acontece um grande mutirão com voluntários para despoluir rios, lagoas, praias e oceanos.

Criado há 26 anos pela organização não governamental norte-americana The Ocean Conservancy, com o objetivo de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário anual e de conscientizar as pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente e à poluição que gera nos recursos hídricos.

Para celebrar este evento, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, realizará atividades de limpeza em suas unidades de conservação.
Por seu lado, a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, também vinculada à SMA, realiza o monitoramento das praias paulistas disponibilizando ao público, semanalmente, o Boletim de Balneabilidade. Este trabalho é fundamental para a proteção da saúde pública, pois orienta os usuários sobre a qualidade das águas para o banho de mar.
Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Cetesb, acesse a página: https://cetesb.sp.gov.br/praias/mapa-da-qualidade/

Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar
Ação conta com atividades para o público visitante e para alunos da Escola Bernardo Ferreira Louzada.
Nos dias 18 e 22 de setembro, das 8h às 17h, o Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) realizará atividades com a Escola Bernardo Ferreira Louzada em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios (20) e com os visitantes em celebração ao Dia da Árvore (21), respectivamente.
A Unidade de Conservação (UC) tem objetivo de conscientizar os alunos e a população sobre a importância das árvores e de manter os rios limpos e preservados.

Programação

18 de setembro – Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios
10h – Diálogo com os alunos sobre o ciclo hidrológico, o papel da cobertura vegetal na dinâmica do fluxo da água, escoamento superficial, política energética e as interferências mútuas. Apontando as principais consequências de impurezas nas águas.
13h – Limpeza das margens do rio Santo Antônio próximo à escola com os alunos.
22de setembro – Dia da Árvore (aberto ao público)
9h- Apresentação de fotos da diversidade de árvores na nossa floresta.

Sobre a UC
O relevo montanhoso do Núcleo Caraguatatuba do PESM agrupa diversas formações vegetais em harmonia com suas belíssimas cachoeiras e a visão panorâmica que se tem do mar do alto de suas escarpas. Suas piscinas naturais de águas cristalinas são ótimas para banhos refrescantes, além disso o visitante vai encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, palmeiras-juçaras, figueira-brancas e aves como tucanos e jacutingas.

Parque Estadual Xixová-Japuí faz limpeza da Praia Itaquitanduva
Ação comemora o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, celebrado em 20 de setembro e conta com a participaçãoda população
Dia 20 de setembro, das 9h às 12h, a equipe do Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ) limpará a Praia de Itaquitanduva para celebrar o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, comemorado nessa mesma data.

A ação é aberta ao público e terá inicio na Trilha do Curtume, que dá acesso à praia. Durante a atividade, a equipe falará sobre a importância das unidades de conservação (UC) e a forma correta do descarte de resíduos. O objetivo da atividade é despertar a conscientização da população em relação à proteção e preservação do meio ambiente.
O evento conta com a participação do ‘Grupo Aborígenes’ (grupo de surfistas que atuam na preservação do PEXJ). Para a atividade recomenda-se levar água, lanche e repelente, usar calça, roupas leves e calçado fechado.

Sobre a UC
O PEXJ é um fragmento da Mata Atlântica em meio a um território densamente urbanizado na Região Metropolitana da Baixada Santista. Em seu território mata de restinga, mata de encosta, costão rochoso e ecossistema marinho são representados. São 901 hectares que abrigam tartarugas marinhas, bicho-preguiça, lagartos, tatu, bromélias, figueiras, embaúba, etc.

Serviço
Núcleo Caraguatatuba – PESM
Acesso pela Rua Horto Florestal, nº 1.200 Rio do Ouro/Caraguatatuba-SP
Dias e horários de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 8h às 17h
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (12) 3882-5999
E-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Xixová-Japuí
Acesso pela Av. Tupiniquins n° 1.009 – Bairro Japuí/ São Vicente/SP
Dias e horários de funcionamento: Diariamente das 8h30 às 17h. Visitação mediante agendamento.
Ingresso: Entrada gratuita.
Telefone: (13) 3567-2190 / (13) 3567-2199 / (13) 3567-1767
E-mail: pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br