A Cetesb está implantando um novo sistema para oferecer maior comodidade aos usuários de seus serviços. Trata-se do Sistema de Agendamento Online (SAO), que permite aos interessados agendar o atendimento nas agências da Cetesb, com dia e horário determinados, evitando demoras em filas ou retorno em outra data.

Segundo Jovelino José da Silva Junior, do Setor de Planejamento e Estatístico, que, junto com Luciana Martins Fedeli Britzki, da mesma área, ministrou o treinamento sobre o sistema no último dia 10 de setembro, a ferramenta é semelhante à de outros órgãos públicos como o Poupatempo e a Receita Federal.

“Com o SAO, o usuário faz o agendamento pela internet, indicando a agência em que deseja ser atendido, o dia e a hora, conforme a localização do seu empreendimento ou propriedade, sem precisar se deslocar, tendo a certeza de que será atendido na data acertada”, explica Jovelino. Dessa maneira, as equipes nas agências poderão preparar o fluxo de atendimento de forma mais organizada, impondo mais eficiência e qualidade ao serviço.

O primeiro treinamento contou com a participação de 26 gerentes e técnicos das agências localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, nas quais o sistema deverá ser implantado ainda no mês de setembro.

A Agência Ambiental de Pinheiros já utiliza o sistema desde 27 de julho, em fase piloto, e em atendimento efetivo desde 27 de agosto passado. Desde esta data, dos 241 atendimentos realizados pela agência, 89 foram a partir de agendamentos por intermédio do SAO.

O presidente da Cetesb Otavio Okano, que considera o aperfeiçoamento do atendimento aos usuários uma das prioridades da empresa, fez questão de abrir o ciclo de treinamento. Dirigindo-se aos alunos da primeira turma, ressaltou a importância do SAO que permitirá organizar as demandas do público externo e racionalizar o atendimento.

O segundo curso foi realizado no dia 22 de setembro passado, atendendo aos técnicos das agências ambientais de Araçatuba, Barretos, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga. Nos próximos meses, a Divisão de Gestão do Conhecimento e o Setor de Cursos e Transferência de Conhecimento deverão realizar o treinamento das demais equipes de atendimento em todo o Estado, com a perspectiva de colocar o sistema em funcionamento pleno até o final do ano.

Para Juraci Candido Cruz, da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental, que acompanhou todo o processo, a ferramenta é de fácil manuseio tanto para os atendentes quanto para os usuários.
Sob a coordenação de Rosana Kazuko Tomita, gerente do CTAP, o sistema foi desenvolvido por Bruno Labate Novaes, gerente da Divisão de Coordenação de Produtos Tecnológicos, e Siguel Teruya Junior, do Setor de Processos Institucionais e de Gestão de Tecnologia da Informação. Para eles, a preocupação foi criar uma ferramenta de fácil operação, bastando ao usuário clicar na página Agendamento Online e fazer o cadastro, indicar o endereço de seu e-mail e os dados pessoais. Em seguida, é só fazer o agendamento e explicitar os tipos de serviços desejados, como protocolo, dúvidas e informações, reclamações e outros.