No último dia 18/12, foi realizado na prefeitura de São José do Rio Preto, o evento de abertura para o cadastro de usuários no SIGOR – Módulo Construção Civil no município. O objetivo do evento foi dar início ao cadastro e utilização do sistema pelos geradores, transportadores e áreas de destinação de resíduos de construção civil que atuam no município, bem como pela prefeitura e Agência da Cetesb.

Participaram deste lançamento o presidente da Cetesb, Otavio Okano;  o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Clinger Gagliardi;  o gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais (VR) e coordenador do SIGOR, João Luiz Potenza;  o diretor da Regional São José do Rio Preto do SindusConSP, Germano Hernandes Filho;  e o gerente da Agência de São José do Rio Preto, Antônio Falco Júnior.IMG-20151221-WA0016

Na ocasião, Otavio Okano frisou a importância do projeto SIGOR, realizado em parceria com o SindusConSP,  e dos resultados já alcançados, especialmente em São José do Rio Preto,  informando que já estão em andamento as tratativas para o desenvolvimento do próximo Módulo do Sistema, referente aos resíduos industriais. Além disso, elogiou a região de São José do Rio Preto, reconhecida pelas boas práticas na gestão de resíduos sólidos e saneamento.

Potenza fez uma breve apresentação do SIGOR e uma demonstração do funcionamento do Sistema, incluindo a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) pelo gerador, validação do PGR pela Prefeitura e as várias etapas do fluxo do Controle de Transporte de Resíduos (CTR), que envolvem o gerador, o transportador e a área de destinação de resíduos de construção civil.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Clinger Gagliardi, anunciou que os geradores, transportadores e áreas de destinação de resíduos de construção civil que atuam em São José do Rio Preto terão até o dia 15 de fevereiro de 2016 para realizar o cadastro no SIGOR, que foi facilitado em razão da exclusão temporária da exigência de possuir e-CNPJ. Após essa data, serão realizados os treinamentos, cujas datas serão divulgadas no site do SIGOR , para efetiva operação do Sistema no município.