Técnicos em avaliação e reutilização de áreas contaminadas da Cetesb foram enviados à Antártica para a execução da quarta campanha de monitoramento e amostragem de solo na base brasileira Comandante Ferraz, após o incêndio ocorrido na estação em 2012. Os trabalhos de investigação, que estão sendo realizados em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, avaliam as possíveis áreas afetadas por contaminação e quais medidas devem ser adotadas para os trabalhos de remediação.
A engenheira Danielle Martins, do Setor de Reutilização de Áreas Contaminadas, e o técnico Jessé Soares, do Setor de Avaliação e Auditoria, estão tendo que superar constantemente os desafios inerentes ao continente antártico, os quais estão relacionados, predominantemente, às mudanças bruscas das condições climáticas (ventanias, chuvas, nevasca etc.), que dificultam e postergam as atividades programadas.
As coletas de solo superficial estão sendo feitas por amostragem multi-incremento, cujas amostras serão enviadas aos laboratórios de Química Orgânica e Inorgânica da Cetesb, em São Paulo, para análises de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e metais.
A campanha de monitoramento e amostragem de solo será concluída ao final deste mês, com retorno da equipe programado para o início de março de 2016.
Contaminação de solo
As amostras das primeiras campanhas feitas por técnicos da Cetesb revelaram a redução nas concentrações de dioxinas e furanos, contaminantes liberados no incêndio da base de pesquisas brasileira. A concentração média nos sedimentos das áreas avaliadas durante a primeira delas girou em torno de 72,7 ng/kg (nanogramas/kg).
Houve ainda a contaminação por vazamento de combustível, que acontece nas operações de abastecimento de máquinas e veículos. A nova estação brasileira, que está sendo construída, prevê a modernização do sistema de abastecimento dos equipamentos, para evitar essa forma de contaminação do solo. A recuperação desse solo é feita por meio de uma biopilha, desenvolvida pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em Minas Gerais, que estimula a atividade bacteriana no solo e promove a degradação dos contaminantes em compostos não tóxicos.
A Estação Antártica Comandante Ferraz localiza-se na Baía do Almirantado, Ilha Rei George, arquipélago Shetland do Sul. Essa região apresenta temperatura média anual de -2,8ºC, sendo que no verão a média é de 0,9ºC e no inverno, de -7ºC. A maior parte da superfície livre de neve está coberta por sedimentos compostos principalmente por fragmentos e seixos de rochas vulcânicas.
Matéria relacionada
Cetesb realiza nova campanha de coleta de amostras na Antártica