Técnicos da Agência Ambiental de Osasco e do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb participaram das ações emergenciais em torno de uma ocorrência na noite de ontem (30/05) e madrugada de hoje (31/05) em Barueri, envolvendo a emissão de fumaça tóxica proveniente de resíduos depositados na empresa Resiclean. O endereço da empresa, que se mudou recentemente para o local, é Estrada Dr. Cicero Borges de Moraes, 1343, no Jardim Regina Alice.

A empresa, que deverá funcionar como uma estação de transferência de resíduos perigosos, não possui ainda a licença ambiental de Operação, emitida pela Cetesb. Por isso, não poderia estar recebendo ou armazenando qualquer tipo de resíduo. Além disso, os resíduos que geraram a ocorrência estavam em condições de armazenamento inadequadas. Em função disto, deverá ser autuada pela agência ambiental. O tipo de autuação, porém, ainda será definida, após a conclusão dos relatórios técnicos abordando os problemas e irregularidades constatadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que iniciou o atendimento emergencial e acionou a Cetesb, uma reação química foi provocada pelo contato das águas de chuva com resíduos de cloro em estado sólido armazenados em caçamba, sem cobertura, dentro da empresa, dando origem à emissão de fumaça tóxica. A ocorrência teria começado às 22h30 de ontem e finalizado por volta das 02h30 da madrugada de hoje (31/05). Os bombeiros lançaram grandes quantidades de água para extinguir a reação e eliminar a emissão de fumaça.

A Cetesb orientou o representante da empresa a succionar a água de rescaldo contaminada que ficou contida no interior da empresa e providenciar a destinação correta desses resíduos que restavam na caçamba.

Texto: Mário Senaga

Fotos: Agência Ambiental de Osasco