Você está visualizando atualmente Laboratório de Cubatão tem suas instalações modernizadas

O presidente Otavio Okano, acompanhados pelos diretores Aruntho Savastano Neto, de Controle e Licenciamento Ambiental, e de Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental, também de assessores e funcionários estiveram ontem, dia (14/07), no laboratório de Cubatão, para vistoriar a reforma estrutural e de adequação de suas instalações, com obras visando à praticidade ao fluxo adequado de amostras e ao descarte correto de frascos.

Foram construídas salas destinadas à realização do ensaio de toxicidade aguda com Vibrio fischeri – Microtox e ao ensaio de clorofila-a e feofitina-a, com iluminação adaptável por meio de dímer para ambientação da sala durante a execução dos ensaios e instalação de capela de exaustão laboratorial.
IMG_7813

Outro ganho considerado com as obras foram os critérios de sustentabilidade, com a adoção de medidas destinadas ao aproveitamento de luz natural, reaproveitamento de água, economia de energia etc.

O laboratório, instalado na Agência Ambiental de Cubatão, realiza coleta de amostras e análises de águas superficiais (balneabilidade das praias), águas subterrâneas e de interior. Também apoia os programas de fiscalização para atendimento à legislação ambiental.

A reforma prevê inclusive, no futuro, a introdução de ensaio baseado em Biologia Molecular e outros ensaios para detecção de enterococos. Para isso, uma das salas foi estruturada com isolamento externo, antessala e local para preparo de amostras.

Okano parabenizou a equipe, e falou da importância dos profissionais trabalharem em ambiente adequado, iluminado e arejado, “principalmente esses que manipulam amostras, pipetas e frascos, pois qualquer ocorrência pode trazer prejuízo à saúde do funcionário e também a qualidade do trabalho”, enfatizou.

As obras foram finalizadas em maio de 2016 e os recursos, de R$ 675.150,00 foram obtidos por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Companhia Brasileira de Estireno (CBE).

O laboratório de Cubatão está situado à Rua Salgado Filho nº 353 – Jardim Costa e Silva, em Cubatão.

IMG_7826IMG_7795

Texto: Rosely Ferreira
Fotos: José Jorge