Você está visualizando atualmente São José do Rio Preto tem plantio de mudas no Dia da Árvore

IMG_8392 (1)

A exemplo do projeto “Pomar Urbano”, às margens do Rio Pinheiros, na capital, que ontem (21/09) celebrou o Dia da Árvore, com o plantio de cerca de 170 árvores, também a data foi comemorada no município de São José do Rio Preto, com a participação da agência ambiental local da Cetesb.

O gerente da agência, Antonio Falco Júnior, e o técnico Daniel Mário Gomes Pinto, junto com reeducandas do Centro de Ressocialização Feminina de Rio Preto e representantes do Ministério Público, do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto – SeMAE, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental, participaram do plantio de aproximadamente 3.200 mudas de espécies nativas em área da Estação de Tratamento de Esgoto de São José do Rio Preto (rodovia Delcio Custódio da Silva – SP 427, km 4,5), nas proximidades do rio Preto.

Conforme Falco, o plantio faz parte do projeto “Plantando Água” que foi idealizado pelo SeMAE, em parceria com a Cetesb de Rio Preto, Polícia Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, objetivando restaurar e proteger as matas ciliares, além de aumentar a vazão, de afluentes do rio Preto, onde ocorre a captação de água de abastecimento da cidade.

Ele também explicou que o Centro de Ressocialização Feminina tinha as mudas para plantar, no âmbito do Programa Nascentes, do Governo do Estado, mas não tinha local para proceder ao plantio, assim como estrutura ou pessoal para tomar conta do desenvolvimento e manutenção das árvores depois de plantadas. Assim, fechou-se uma parceria com o SeMAE, que cedeu  o terreno para o plantio e assumiu sua manutenção.

Por outro lado, como o SeMAE tem vários TCRAs (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental) a cumprir, com a Cetesb, em função de obras de intervenção em Áreas de Proteção Permanente (APPs), a autarquia municipal deverá ter abatidas essas 3.200 mudas do total de compensação ambiental exigido.

IMG_8394 (1)

Texto: Mário Senaga