Simulado-Interna-01
A Cetesb participou, recentemente, de um simulado de acidente envolvendo produtos químicos realizado em São José do Rio Preto – SP. A ação, organizada pelo 13º Grupamento do Corpo de Bombeiros, simulou um acidente de trânsito entre um ônibus, um caminhão-tanque carregando álcool combustível e uma moto. O objetivo foi treinar equipes envolvidas em um atendimento real por meio da criação de um ambiente mais próximo possível de um acidente.

Participaram do simulado os agentes credenciados da Agência Ambiental de São José do Rio Preto João Adriano Alves e Rafael Ceron Rissoli, além do gerente Antônio Falco Júnior e do supervisor técnico Daniel Mário Gomes Pinto

A Avenida Cenobelino de Barros Serra foi a via escolhida, por causa do  grande fluxo de caminhões-tanques carregados de combustíveis com destino ao parque de armazenamento das distribuidoras situadas no local. Além disso, possui fluxo intenso de ônibus e motos, pois é uma das principais vias que liga o centro da cidade a zona norte.

O cenário criado envolveu um motociclista que adentra à avenida sem se atentar para a segurança e sem respeitar a sinalização de trânsito, proveniente da Rua Prof. Oscar Pires, batendo de frente com um ônibus lotado. O ônibus, com quarenta e três passageiros, ao tentar desviar da motocicleta, invade a pista contrária, bate em um caminhão-tanque, principiando um incêndio. O caminhão-tanque, com uma vítima (motorista), tem vazamento de produto perigoso (álcool) e princípio também de incêndio.

O simulado foi de grande complexidade. Em uma situação real, diversas instituições estariam envolvidas, não só no resgate das vítimas, mas, também, com relação aos eventuais danos ambientais e particulares. Nesse sentido, participaram da ação instituições públicas e privadas, com cerca de 250 profissionais, sendo elas:

• 17º Batalhão de Polícia Militar representado pelos policiais da 3ªCia do CAEP
  • 4º Batalhão de Polícia Ambiental
  • Subcomissão Regional de Produtos Perigosos de São José do Rio Preto
  • Polícia Científica
  • Unidades de Resgate Particulares: Austa Clínicas, BenSaúde, HBSaúde, Cenemed, Unimed, RUMO/Triangulo do Sol
  • Brigadistas das empresas distribuidoras de combustíveis instaladas próximo ao local: ALL Rumo, BR Petrobras, ALE, RAIZEN, Ipiranga e Petrolog
  • Supermercado Tridico
  • Núcleo de Educação Permanente
  • Liga do Trauma das faculdade FACERES, UNILAGO e FAMERP
  • Defesa Civil de São José do Rio Preto
  • Guarda Municipal de São Jose do Rio Preto