Vazamento 01
Equipe de Emergências Químicas da Cetesb está atendendo à ocorrência em São Miguel Paulista, zona leste da capital, desde a zero hora desta quarta-feira, 26 de outubro. Dutos da Transpetro transportando nafta, derivado de petróleo, sofreram tentativa de furto em esquema criminoso. Um buraco estava sendo cavado de dentro de um galpão industrial para acesso a linha de duto. Algo deu errado e os culpados abandonaram o local.

 

Foi constatado que há pontos do duto danificados com vazamento do produto e risco de explosão. Em razão disso, a Cetesb acionou a Defesa Civil, que decidiu retirar aproximadamente 60 moradores da área do acidente. Ainda há produto vazando do duto e odor de nafta no local. A Transpetro está bombeando a nafta, que infiltrou por debaixo de algumas residências.

O local da ocorrência em São Miguel Paulista é rua Mirassol D’Oeste, esquina da rua Flor de Inverno, altura nº 69, Vila Jacuí, conhecido por Vila das Camélias.

Por volta das 12h foi concluído o reparo emergencial estancando o vazamento. Às 13h, teve início o preparo da vala e do duto para o processo de reparo em definitivo. Até o momento, estima-se a recuperação de aproximadamente 136 mil litros de nafta, que foi levada para o terminal de Guarulhos e, posteriormente, deverá ser encaminhada para Guararema. (atualizada às 14h)

Efeitos da nafta

A nafta petroquímica é utilizada como matéria prima para a fabricação de solventes. Vapores inflamáveis podem ser liberados quando do manuseio do produto. Quando inalados, esses vapores podem atuar como depressores do sistema nervoso, podendo causar irritação das vias respiratórias, nauseas, dor de cabeça, tontura e vertigem, entre outros sintomas. O produto derramado sobre o solo, poderá em parte percolar e contaminar o lençol freático.

 

Vazamento 02
Ponto exato do furo no duto
Vazamento 03
Técnico monitora índice de contaminação no córrego Limoeiro