Você está visualizando atualmente Agência de Campinas atende ocorrência com caminhão na Anhanguera

Vazamento interna 01
A Agência Ambiental de Campinas atendeu, na madrugada e manhã de hoje (12/01), uma ocorrência envolvendo um caminhão que transportava ácido sulfúrico e apresentou pequeno vazamento, na altura do km 102 da Rodovia Anhanguera, em Campinas.

O motorista do veículo da transportadora Embrac, que vinha da Vale Fertilizantes, de Cubatão, e seguia para a Suzano Papel, em Limeira, pouco depois das 5h teve que parar o caminhão no acostamento, após a carga começar a gotejar do tanque e atingir a mangueira de ar.

O motorista acionou de imediato o Corpo de Bombeiros, que chegou logo ao local e improvisou um dique no acostamento da pista, com areia e cal, para neutralizar o ácido sulfúrico que gotejava do tanque. Em seguida, foi providenciada a vinda de dois outros caminhões e realizou-se o transbordo de toda a carga para esses dois veículos. Por fim, foi feita a limpeza do acostamento, com os resíduos do dique de contenção sendo removidos, colocados em tambor e destinados a local aprovado pela Cetesb, em Americana.

A situação esteve tranquila e sob controle o tempo todo, o produto vazou em pequena quantidade e a ação emergencial se encerrou pouco após o meio-dia. Estiveram presentes, além da Cetesb e do Corpo de Bombeiros, equipes da Defesa Civil, da concessionária Autoban e da empresa especializada em emergências químicas Suatrans Cotec.

Fotos: Agência Ambiental de Campinas

Vazamento interna 03

Vazamento interna 02