Você está visualizando atualmente Bandeira Verde para a Praia dos Milionários

Milionários Interna
Moradores e turistas que frequentam a Praia dos Milionários, em São Vicente, foram surpreendidos na manhã da quarta-feira, 11/01, pela bandeira verde da Cetesb que indica que a praia está própria para banho. Isso não acontecia desde maio do ano passado. De mar calmo e sem ondas, a praia é uma das mais charmosas da cidade e tem muita história para contar.

Ganhou nome e fama na década de 50, quando o empresário Ciccilio Matarazzo comprou um apartamento na Ilha Porchat. “Ele e seus amigos empresários da época costumavam fundear seus iates na área”, contou Paulo Eduardo Costa, do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, em entrevista ao jornal A Tribuna, de Santos.

Ao longo dos anos, o charme continuou a existir, porém suas águas, não. Claudia Lamparelli, gerente do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, conta que os problemas da rede de esgoto sempre foram os grandes vilões. Em 2016, a Praia dos Milionários ficou própria durante quatro semanas (8% do ano) e em 2015, apenas 2 semanas (2%). Mas isso vem mudando. Obras para aumentar a coleta de esgoto executadas pela Sabesp estão ajudando a melhorar a qualidade, somada a pouca chuva no mês de dezembro e neste início de janeiro.

E a notícia também é boa para as demais praias de São Vicente. Todas estão próprias para banho, conforme aponta o último mapa de balneabilidade divulgado pela Cetesb na quinta-feira, 12/01. Isso também não acontecia desde o início de 2016.

São Vicente 02