Técnicos do Setor de Atendimento a Emergências e da Agência Ambiental ABC1, da Cetesb, foram acionados no final da tarde de ontem, 17/4, por volta das 17,30h, para orientar a contenção e recuperação de uma quantidade ainda não estimada de óleo diesel vazado em um duto da Transpetro, consequência de furto. Por volta da 01 hora da madrugada desta terça-feira, durante os trabalhos de escavação, os técnicos da Transpetro acabaram perfurando um duto de gás GLP, mudando totalmente o quadro da ocorrência.

O vazamento, na Avenida Sapopemba, 370, Jardim Utinga, em Santo André, foi consequência de uma tentativa de furto por meio de uma perfuração no duto, cujos autores não foram ainda identificados. O produto atingiu o sistema de drenagem de águas pluviais e atingiu um afluente do Córrego do Oratório.

Dutos 2

Dutos 1

Técnicos da Transpetro estancaram o vazamento com a introdução de uma cavilha na perfuração. Além disso, estenderam mantas de absorção na área em torno do vazamento e barreiras de contenção. Um caminhão-vácuo está operando no local para a recuperação do óleo vazado.

No entanto, na madrugada, ocorreu o vazamento de GLP, durante a obra de escavação da Transpetro, para expor o duto interceptado. A AES Eletropaulo desenergizou parte do bairro. Está em andamento uma operação para deslocar o GLP do duto a partir do Terminal de São Caetano para a RECAP, isso é feito com o “Pig Instrumentado”. Seis pessoas tiveram que deixar as suas casas. A Cetesb fez o monitoramento no quarteirão e não detectou concentração de gases inflamáveis. Apenas leve odor. O isolamento se da no local onde o duto de GLP foi atingido. Nesse ponto o Corpo de Bombeiros lançou neblina d’Água para abater a nuvem de GLP.

 

https://youtu.be/mZzfUQfHNUo