A Diretoria da Cetesb aprovou, no final de abril, o Guia de Melhor Tecnologia Prática Disponível (MTPD). O documento, disponível na íntegra no site da companhia, elenca as melhores alternativas para o controle das emissões de poluentes atmosféricos de diversas atividades industriais. O guia foi elaborado no âmbito do “Plano de Redução de Emissões Atmosféricas – PREFE 2014”.

As atividades industriais contempladas no guia são: automobilísticas (atividades de pintura); fontes de combustão; fertilizantes; papel e celulose; indústria química e petroquímica; refinarias de petróleo e calcinação de coque siderurgia e metalurgia; tratamento de superfície; e produção de vidro.

“O guia tem como objetivo orientar as empresas sobre as melhores práticas para serem utilizadas pelos setores produtivos, além de auxiliar os diagnósticos das fontes de emissão de poluentes atmosféricos”, ressaltou Mauro Kazuo Sato, gerente do Departamento de Apoio Técnico da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb.

Ao lado da engenheira Maria Cristina Poli, gerente da Divisão de Avaliação do Ar, Ruído e Vibração, da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental, Sato assina o guia divulgado esta semana.

Ele ainda esclarece que a elaboração do guia contou com a participação de técnicos das áreas de apoio e das Agências Ambientais da Cetesb. O documento foi também submetido a consulta pública na internet e recebeu contribuições dos setores produtivos envolvidos.