Você está visualizando atualmente Cetesb entrega estação de monitoramento da qualidade do ar em Guaratinguetá

A Cetesb passa a contar com mais uma estação automática de monitoramento da qualidade do ar no Estado, com a entrada em operação da estação de Guaratinguetá. Já são 62 estações automáticas em operação para fazer um diagnóstico abrangente da qualidade do ar em todo o território paulista, sendo 30 na Região Metropolitana de São Paulo e 32 no Interior e Litoral.

A estação de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, possui equipamentos que medem a concentração de poluentes atmosféricos em tempo real e está localizada no campus da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, na avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333. Nessa estação serão monitorados os poluentes: partículas inaláveis (MP10), óxidos de nitrogênio (NO e NO2) e ozônio (O3).

Além dos poluentes mencionados, a estação também irá fornecer dados dos parâmetros meteorológicos, como direção e velocidade do vento, temperatura e umidade do ar. Os dados gerados são transmitidos para a central telemétrica localizada na sede da Cetesb, na capital e estão disponíveis aqui.

A Cetesb recebeu esta estação em função licenciamento ambiental da empresa AGC Vidros do Brasil Ltda., e sua implantação teve também o apoio da UNESP, que cedeu o espaço em seu campus para a sua instalação.

O monitoramento iniciado em Guaratinguetá permitirá avaliar a qualidade do ar que é respirado pela população, comparar a concentração dos poluentes medidos à luz dos valores recomendados para proteção da saúde e o bem-estar das pessoas, acompanhar mudanças na qualidade do ar no município e região, e servirá para o aprimoramento do diagnóstico ambiental, assim como fornecerá subsídios adicionais para o planejamento de ações de controle.

Essa estação amplia a cobertura da rede de qualidade do ar no Vale do Paraíba, juntando-se às estações de Taubaté, Jacareí e às três estações em São José dos Campos.