Você está visualizando atualmente Câmara Ambiental do Setor de Refrigeração retoma atividades

A Câmara Ambiental do Setor de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, constituída desde 2008, retomou suas atividades no dia 28/08, em reunião realizada na sede da Cetesb, em São Paulo. Paulo Neulaender, representante do setor produtivo e primeiro presidente da câmara, foi reeleito e reconduzido ao cargo. A Secretaria Executiva ficou com Josilene Ferrer, da divisão de Mudanças Climáticas da Cetesb, e como suplente, a gerente da divisão, Jussara Carvalho.

O presidente da Companhia, Carlos Roberto, prestigiou mais essa reinstalação de Câmara Ambiental – neste ano, já foram retomados os trabalhos de outras quatro câmaras. O dirigente parabenizou a iniciativa do setor produtivo ao reivindicar a reativação da câmara e lembrou que o segmento está diretamente ligado à necessária eliminação progressiva dos CFCs (clorofluorcarbonos), gases que degradam a camada de ozônio, e os HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), que contribuem para o aquecimento global.

Por sua vez, Arnaldo Basile, presidente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), fez uma breve apresentação da entidade, que conta com 450 associados e emprega cerca de 300 mil trabalhadores, além de atuar em em vários ramos, como supermercados, indústrias de processo, bancos, redes hoteleira e de fast food.

As Câmaras Ambientais são colegiados de caráter propositivo e consultivo cuja meta é promover a melhoria da qualidade ambiental a partir da interação permanente entre o poder público – representado pela Cetesb – e os setores produtivos. Além da retomada dos trabalhos, os membros da Câmara Ambiental do Setor de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação já definiram as datas para os próximos encontros, 15 de setembro e 17 de outubro de 2017.

Além dessa Câmara Ambiental, foram reinstaladas as do Comércio de Derivados de Petróleo (21/08), do Setor Sucroalcooleiro (17/08), do Setor da Construção (15/08) e do Setor de Papel e Celulose (13/06).