Você está visualizando atualmente Consema aprova EIA-Rima de aterro em Osasco

Texto: Luciana Reis
Fotos: José Jorge

A reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema (358º) realizada na terça-feira, 19/09, na Secretaria do Meio Ambiente (SMA), aprovou o EIA-Rima das Obras de Implantação do Aterro Sanitário de Osasco, de responsabilidade da Prefeitura de Osasco.

Essa foi a primeira plenária do Consema presidida pelo secretário Maurício Brusadin, que aproveitou a ocasião para reforçar duas das metas de sua gestão: recuperar as câmaras regionais para discutir temas antes mesmo de serem demandados e debater políticas públicas no início de cada reunião do conselho. “Temos que agir mais por oferta que por demanda e discutir grandes temas. Não podemos deixar a burocracia afastar o sonho do protagonismo ambiental”, ressaltou.

Os conselheiros também fizeram seus pleitos, solicitando maior dinamismo para a pauta ambiental. A implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) é uma das reivindicações. Essa foi apresentada pelo conselheiro Roberto Ulisses Resende, também integrante do Movimento Mais Floresta PRA São Paulo, que trabalha para que políticas públicas como o PRA viabilizem um real aumento da cobertura vegetal no estado.

Tecnologia ambiental

Ainda na reunião foram feitas duas apresentações. Uma delas sobre o Programa Papel Zero, da Secretaria do Meio Ambiente, implantado em 2016, que tem o objetivo de aumentar a eficiência e evitar a burocracia de procedimentos ao digitalizar todos os processos que tramitam nos órgãos do Sistema Ambiental.

A outra apresentação foi sobre o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que incentiva a adoção de práticas tecnológicas e sistemas de produção sustentáveis pelos produtores rurais para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.