Primeiro produto da câmara ambiental do setor, o documento traz orientações que ajudam a diminuir o odor que incomoda a vizinhança das empresas

A presidência da Cetesb aprovou o Manual de Ações Ambientais Estratégicas – Graxarias, elaborado pela Câmara Ambiental do Setor de Abate, Frigorífico e Graxaria. O documento, primeiro produto dessa câmara ambiental, serve como orientação ao setor produtivo, além de referência para a fiscalização feita pelos técnicos da Companhia. Tem como principal objetivo definir estratégias para a redução de emissão de odores, especialmente, em períodos de pico de produção, como agora do Natal e do Ano Novo.

As graxarias têm um importante papel na preservação do meio ambiente. Os restos de carnes, aparas de tecido animal, sebo e ossos, se não destinados corretamente podem gerar uma série de impactos tanto ambientais como à saúde pública. A coleta e o processamento desses resíduos ou subprodutos possibilitam a produção de matérias-primas com valor econômico, como sebo e ração, além de evitar que os aterros sanitários sejam saturados com matéria orgânica em decomposição. Esta atividade, porém, deve ser realizada de acordo com as normas de proteção ao meio ambiente.

Assim, o Manual de Ações Ambientais Estratégicas – Graxarias foi elaborado com vistas a fornecer orientações quanto à adoção de medidas necessárias ao bom desempenho das atividades dos estabelecimentos, de acordo com as boas práticas de coleta e processamento, e também atendendo à legislação ambiental. Tratam-se de medidas preventivas que, uma vez implementadas, contribuem para a redução de emissão de odores, atualmente a principal causa de reclamações da vizinhança com relação às atividades das empresas do ramo.

Para marcar a aprovação e divulgação do documento, o presidente da Cetesb, Carlos Roberto, recebeu representantes do setor, como o presidente do Sindicato dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal do Estado de São Paulo (Sincobesp), Nelson Antonio Braido; e o presidente da câmara ambiental do setor, Gustavo Razzo Neto. “A intenção da Cetesb é buscar a confiança através do diálogo, além de deixar um documento atual e de uso contínuo, que servirá de referência para o futuro. Consiste numa regra que foi criada e discutida conjuntamente, portanto revestida tecnicamente e sem dúvidas de sua aplicabilidade”, declarou Carlos Roberto.

Gustavo Razzo lembrou todo o processo e destacou a agilidade com que o manual foi finalizado, após a retomada dos trabalhos da Câmara. “Precisamos parabenizar essa administração pela agilidade com que o processo foi conduzido”. Por sua vez, Braido fez questão de afirmar que o setor melhorou muito nos últimos anos, mas que certamente a publicação do documento “ajudará a melhorar ainda mais essa relação entre as empresas e o órgão ambiental”. Finalmente, a diretora executiva do Sincobesp, Valdirene Paes, disse que o Sincobesp “por se tratar de um sindicato nacional, o objetivo é encaminhar o manual para os órgãos ambientais de outros Estados, de forma a compartilhar o conhecimento: Tenho certeza que outros órgãos ambientais poderão se inspirar nesse trabalho, que é muito rico em informações”.