Você está visualizando atualmente SMA e Cetesb interditam Usina de Asfalto da Prefeitura de SP

Emissão de odor é a principal reclamação da população

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) interditaram, na sexta-feira, 2 de fevereiro, a Usina de Produção de Concreto Asfáltico da Prefeitura de São Paulo, localizada na Barra Funda. O secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin e o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb Geraldo Amaral Filho, acompanhados pelo promotor do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MP) Geraldo Rangel acompanharam a ação.

A decisão foi tomada por causa de irregularidades no órgão ambiental, como falta de licença de operação, expirada em 16/12/2017 e que, até o momento, não teve pedido de renovação pela prefeitura. Em vistoria realizada na quarta-feira, 31 de janeiro, a empresa foi autuada por emissão de odor e por funcionamento ilegal. As duas multas somam 2.001 UFESP (R$ 25,70), ou R$ 51.425,70.

“Não podemos permitir que uma empresa com diversos agravantes ambientais, como falta de licença de operação, continue em funcionamento. Temos de garantir que ela cumpra as regras ambientais do estado de São Paulo. Por isso a interdição”, destacou o Maurício Brusadin.

Além da falta de licença de operação, a emissão de odor, perceptível fora dos limites da propriedade e responsável por grande incômodo, é uma das principais e recorrentes reclamações da comunidade.

“A interdição é temporária e visa o equacionamento dos problemas como a falta de licença de operação e de equipamentos para controle de odores que são gerados no processo de produção de massa asfáltica”, explicou Geraldo Amaral. Ele acrescentou ainda que para voltar a operar, a empresa terá de atender às exigências da Cetesb.

O histórico de autuação da empresa soma, desde 1990, 11 autos de advertência, 25 autos de multas e oito de multas diárias. Essas autuações refletem a gravidade dos problemas ambientais causados pela operação da usina.