Você está visualizando atualmente CETESB sedia décima sexta edição do curso “Primeiro no Local”

Desde 2011, já foram realizados 15 cursos em diversas regiões do estado de São Paulo, tendo sido capacitados mais de 1.800 profissionais

A CETESB sedia nos dias 22 e 23 de maio a décima sexta edição do curso Primeiro no Local. O curso é uma iniciativa dos integrantes da Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da Região Metropolitana de São Paulo, atualmente coordenada pela CETESB.

A presente edição está sendo realizada pela primeira vez nas dependências da CETESB. Ele é fruto de parceria da Subcomissão com a Comissão Municipal para o Transporte de Cargas Perigosas, coordenada pela Defesa Civil da cidade de São Paulo, com as Secretarias Estadual e Municipal da Saúde. Desde 2011, já foram realizados 15 cursos Primeiro no Local em diversas regiões do estado de São Paulo, tendo sido capacitados mais de 1.800 profissionais.

O curso tem por objetivo aprimorar os procedimentos iniciais das instituições que habitualmente são as primeiras nos cenários dos acidentes rodoviários com produtos perigosos, de acordo com a norma ABNT NBR 14.064 que trata sobre o atendimento a emergências em rodovias.

Participam desta edição cerca de 200 profissionais, representando instituições públicas e privadas que guardam relação direta ou indireta com o tema central, como, por exemplo, Defesa Civil, prefeituras, Guarda Civil Metropolitana, Guarda Civil Ambiental, órgãos de trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Militar do Estado de São Paulo, concessionárias de rodovias, DER, órgãos ambientais, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, SAMU, GRAU, Cruz Vermelha, Exército Brasileiro, SABESP, Pró-Química, ANTT, Comgás, SEST/SENAT, associações e empresas de transportes de produtos perigosos.

O curso teve início com as boas-vindas de Sérgio Valentim, diretor de Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde; Magali Antonia Batista, diretora da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde; Cel. Edernald Arrison de Souza, coordenador geral do COMDEC SP e presidente da Comissão Municipal para o transpor de Produtos Perigosos; e Geraldo do Amaral Filho, diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB,.

Amaral deu as boas-vindas aos participantes em nome do secretário Maurício Brusadin e do diretor-presidente da CETESB, Carlos Roberto dos Santos. “Ter um pronto atendimento é a garantia que o risco será minimizado, a garantia que teremos uma gestão de conflitos localizada resolvida rapidamente. Para que isso aconteça precisamos ter pessoal capacitado, treinado e habilitado para enfrentar os problemas. Esse é o objetivo deste curso, que recebemos hoje aqui pela primeira vez. Bem-vindos à nossa casa. Que vocês possam, nesses dois dias de trabalho, aprimorar o conhecimento e trocar experiências. Tenham sempre a CETESB como parceira”.

Dia 22 de maio
– Introdução às emergências químicas: Mauro de Souza Teixeira (CETESB)
– Perigos associados aos produtos químicos: Edson Haddad (CETESB)
– Legislação, identificação e classificação de produtos perigosos: Major Marcos Rogério da Cunha (Comando de Policiamento de Trânsito)