Diagnóstico de emissão de poluentes foi contratado pelo órgão ambiental do Espirito Santo

Um dos maiores anseios da população capixaba foi parcialmente sanado com a entrega, em 22/05, pelo presidente da CETESB, Carlos Roberto dos Santos, do relatório final contendo a proposta do plano de metas para redução de emissão de poluentes no Complexo de Tubarão.

O diagnóstico, contratado pelo governo do Espírito Santo, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), em novembro de 2017, norteará um conjunto de medidas para redução das taxas de emissão de poluentes atmosféricos do complexo industrial e portuário de Tubarão.

“O diagnóstico é uma fotografia do que se encontra hoje no complexo, em termos de emissão de poluentes. As metas estabelecidas são simples e ao longo do tempo mostrarão a efetividade da sua aplicação,” explica Carlos Roberto.

A CETESB avaliou a eficiência e a eficácia das instalações das empresas e os equipamentos de controle do ar, já existentes. Técnicos da companhia paulista foram envolvidos no processo, participando diretamente das vistorias. Foram propostas, no total, 191 metas no relatório e 186 diretrizes, que focam ações efetivas para diminuição da emissão de poluentes, principalmente a fuligem, o famoso pó preto que gera tanto incômodo à população.

Para construção do relatório, a CETESB usou como base o guia Melhor Tecnologia Prática Disponível (MTPD), que engloba as fontes pontuais de emissão (chaminés) e demais fontes integrantes do processos siderúrgicos e metalúrgicos. O método leva em consideração, além do controle de emissões, a melhoria no processo produtivo.

Foram propostos prazos para adequação das emissões: curto prazo, de seis a 12 meses, médio prazo, de 12 a 24 meses, e longo prazo, de dois a cinco anos. O contrato previu, também, um treinamento dos técnicos do IEMA, pela CETESB, referente à amostragem em chaminés e controle de fontes.

As vistorias realizadas no complexo durante a confecção do relatório foram feitas por técnicos da CETESB, IEMA e peritos do Ministério Público Estadual.

Texto: Cristina Couto

Revisão: Cristina Leite

Fotos: IEMA