Você está visualizando atualmente Semana estadual de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti

Com o clima quente e úmido do verão paulista, aumenta o risco de proliferação do inseto transmissor das arboviroses como dengue, chikungunya e zika. Ao longo dos anos, o Aedes aegypti se adaptou extremamente bem às condições urbanas e aperfeiçoou sua forma de reprodução. É um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir de ovos postos pelas fêmeas em diversos criadouros. Quem não cuida de sua moradia coloca em risco sua família e quem vive nas proximidades. E quando se trata do mosquito Aedes, o perigo pode estar dentro de casa ou morar ao lado dela.

O controle do mosquito depende do engajamento da população e do setor público, seja municipal ou estadual, nas ações de vigilância e controle dos vetores. 

Por isso, União, Estado, municípios e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. É preciso que a população esteja atenta aos recipientes com água que podem se tornar criadouros do mosquito dentro de sua casa. A orientação da campanha é para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente favorável para procriação do Aedes aegypti.

Assim, nesta Semana de 26 a 30 de novembro de 2018, os órgãos públicos ligados às Secretarias da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente estão promovendo uma grande mobilização para eliminar os recipientes com água e disseminar informações sobre as formas de combater o Aedes.

Esta ação concentrada e simultânea certamente impactará na infestação do mosquito e promoverá bem-estar para todos. Participe você também, compartilhe com seus amigos as dicas de combate ao Aedes!

Dicas de combate ao Aedes na sua casa

Você sabia que 2/3 dos criadouros do Aedes estão nas residências?

  • Os materiais inservíveis devem ser colocados para coleta pública;
  • Tampe os tonéis e caixa d’água;
  • Mantenha o lixo em sacos bem fechados;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Elimine o prato de vaso de planta ou use prato justaposto;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar roupa.